casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Como você pode dizer ao seu cônjuge que está deprimido?

Embora todos se sintam às vezes, sentimentos tristes que persistem por mais de alguns dias podem indicar depressão. O Instituto Nacional de Saúde Mental define depressão como pensamentos e sentimentos negativos que interferem no funcionamento e na vida cotidiana. A maioria das pessoas com depressão pode melhorar com o tratamento, mas o problema deve primeiro ser identificado. Conhecer os sintomas da depressão pode ajudá-lo a reconhecê-la em seu cônjuge e permitir que você a ajude incentivando-a a procurar tratamento. Viver com uma pessoa deprimida pode ser estressante. O Guia de Ajuda aconselha que, embora você seja solidário com um cônjuge deprimido, você também deve tomar medidas - como comer corretamente - para cuidar de si mesmo também.

Ouça atentamente o que seu cônjuge é dizendo. Discursos persistentemente negativos - nos quais seu cônjuge expressa sentimentos de desesperança, desamparo, inutilidade e culpa - geralmente indicam depressão.

Observe o comportamento de seu cônjuge. Fique atento a sinais de que ele esteja perdendo o interesse por coisas que o faziam feliz e observe seu comportamento para avaliar se ele é persistentemente triste, irritável ou letárgico. Tente determinar se ele está se afastando de amigos, vendo menos de sua família ou evitando compromissos sociais. Mantenha-se atento a comportamentos imprudentes, perigosos ou autodestrutivos - como acender luzes vermelhas ou assumir outros riscos físicos - que podem ser precursores de uma tentativa de suicídio. O Guia de Ajuda observa que o comportamento imprudente decorrente da depressão é mais comum em homens do que em mulheres.

Procure alterações no nível de irritabilidade e agressividade do cônjuge. Se o seu marido de temperamento brusco, de repente e estranhamente, se inflamar e provocar uma discussão, ou se sua esposa normalmente equilibrada se torna excepcionalmente crítica ou instável, é possível que a depressão seja o verdadeiro culpado. Embora ambos os sexos possam reagir à depressão com irritabilidade, o Instituto Nacional de Saúde Mental ressalta que os homens são mais propensos do que as mulheres a se tornarem violentos ou irritados quando deprimidos.

Tome nota de como o seu cônjuge está dormindo e comendo. Grandes mudanças nesses hábitos são um sintoma clássico da depressão. De acordo com o Guia de Ajuda, as mulheres são mais propensas do que os homens a dormir excessivamente quando deprimidas. Depressão pode inclinar hábitos alimentares também. Um cônjuge deprimido pode demonstrar pouco interesse em comida; Por outro lado, você pode perceber que seu cônjuge se envolve em compulsão e excesso de alegria que leva ao ganho de peso; O Guia de Ajuda observa que o último sintoma é mais comum em mulheres do que em homens.

Monitore a ingestão de álcool de seu cônjuge e procure mudanças da norma. Beber excessivo e incomum e aumentar o uso e abuso de prescrição e drogas recreativas podem sinalizar depressão.

Esteja alerta para um aumento de queixas médicas, especialmente se forem vagas e não resolvidas pelo tratamento . De acordo com o Instituto de Saúde Mental, dores de cabeça persistentes, dores e distúrbios digestivos podem sinalizar depressão.

Avalie seu cônjuge por risco de suicídio ouvindo-o. Falar de suicídio, morte ou ferir a si mesmo é uma bandeira vermelha séria, assim como declarações de anseio por morte ou fuga de uma situação atual. De acordo com o Guia de Ajuda, você também deve estar atento para pílulas, armas e outros objetos letais que aparecem na casa. Particularmente perigosa é a situação em que sua esposa parece ser calma e pacífica de repente; isso poderia ser o precursor de uma tentativa de suicídio. Doar itens apreciados também é uma bandeira vermelha. Se você notar qualquer um desses sérios sinais de alerta de suicídio, procure ajuda profissional para o seu cônjuge imediatamente.

Dica

Resista à tentação de dizer ao seu cônjuge deprimido que "saia dele". " Em vez disso, o Guia de Ajuda recomenda fazer uma declaração simples de amor e apoio, expressando seu desejo de ajudar.

Advertências

Nunca subestime a possibilidade de suicídio, especialmente se seu cônjuge tiver pensamentos suicidas. O Guia de Ajuda observa que, se você acredita que seu cônjuge está em risco, você não deve deixá-la sozinha. Ligue imediatamente para o 911 ou para o National Lifeline Prevention Lifeline no telefone 1-800-273-TALK.

, , ] ]