casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Como viver saudável com o HIV

É possível viver uma vida saudável e feliz enquanto seropositivo. Drogas antivirais contra o HIV combatem o vírus HIV para retardar sua progressão. De acordo com a Universidade da Califórnia, em São Francisco, "sem tratamento, leva em média 10 anos para alguém que contrai o HIV desenvolver AIDS". Algumas pessoas desenvolvem a AIDS muito antes de 10 anos após a infecção pelo HIV e algumas pessoas passam muito mais do que 10 anos sem desenvolver AIDS. Tomar medicamentos antivirais não garante que você não contraia AIDS, mas os medicamentos aumentam suas chances de impedir o desenvolvimento da AIDS. Tomar medicamentos antivirais para o HIV e ter um estilo de vida saudável pode ajudá-lo a se sentir bem, para que você possa viver uma vida mais normal.

Consulte um médico para saber se tomar medicamentos anti-retrovirais para o HIV seria benéfico para você. Os anti-retrovirais ajudam a impedir que o vírus do HIV se multiplique. Se o seu médico prescrever medicamentos anti-retrovirais, tome os medicamentos exatamente como indicado. Doses perdidas aumentam as chances de o vírus HIV se tornar resistente aos medicamentos.

Faça exames de saúde regulares para detectar qualquer doença nos estágios iniciais e, assim, seu médico pode fazer os ajustes necessários em seu tratamento. Tratamento de medicamentos antirretrovirais

Coma 10% a mais de calorias por dia do que o normalmente necessário para uma pessoa com seu peso. A ingestão extra de calorias é necessária para combater as calorias extras que são queimadas devido à infecção pelo HIV. Faça uma dieta saudável e equilibrada para fornecer ao seu corpo os nutrientes de que necessita para funcionar da melhor maneira possível. Uma dieta equilibrada e saudável consiste em proteínas magras, cereais integrais, frutas e vegetais. Se você está tendo problemas para comer calorias suficientes, tente beber bebidas com suplementos nutricionais, que são ricos em calorias e nutrientes. Consulte um nutricionista se você não tiver certeza dos alimentos adequados para comer. Fale com o seu médico sobre tomar um suplemento multivitamínico diário para garantir que você está recebendo nutrientes suficientes.

Exercício regular para aumentar o apetite. Pacientes com HIV às vezes têm pouco apetite. O exercício estimula o metabolismo, constrói músculos e estimula a sensação de fome. Uma hora de atividade aeróbica três vezes por semana ou 30 minutos de atividade aeróbica todos os dias é uma boa maneira de manter seu corpo em forma. Escolha as atividades que você gosta de fazer o trabalho divertido. Atividades como dança, natação, caminhada e tênis são formas divertidas de se exercitar.

Durma bastante a cada noite. Durante o sono, seu corpo se regenera e cura. A quantidade ideal de sono é diferente para cada pessoa. Se você está dormindo o suficiente, você deve acordar sentindo bem descansado. Se você está cansado durante todo o dia, pode não estar dormindo o suficiente. O sono é especialmente importante para as pessoas que têm HIV, porque o sistema imunológico está trabalhando em overdrive para combater o vírus.

Reduzir o estresse em sua vida. O estresse é difícil para o corpo e para a mente. Pessoas com HIV podem se sentir estressadas ao lidar com os efeitos de sua doença, medicamentos ou estigmas sociais. Confidir em um amigo ou terapeuta confiável pode ajudá-lo a lidar com o estresse relacionado ao HIV. Algumas técnicas de redução de estresse são: Ter tempo todos os dias para participar de atividades que você gosta, receber uma massagem, passar tempo com os amigos, ouvir música clássica e respirar profundamente. Se você não consegue reduzir o estresse, consulte um psicólogo para aprender técnicas calmantes.

Dica

Para o melhor tratamento, procure um médico especialista em tratamento do HIV.

Advertências

Sempre pergunte ao seu médico antes de iniciar um programa de exercícios.