casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quais Sistemas Corporais São Afetados por E. Coli?

Escherichia coli são bactérias muito comuns que, dependendo das circunstâncias, a cepa específica e o tipo de exposição podem ou não ser patogênicas. Eles são usados freqüentemente em pesquisas bioquímicas e microbiológicas por causa de sua onipresença, e como há muitas linhagens diferentes, eles também podem afetar muitos sistemas corporais diferentes.

Porque existem várias cepas diferentes de E coli e porque diferentes cepas podem tolerar diferentes condições, os sistemas corporais podem ou não ser afetados dependendo da rota de entrada de E. coli e se as bactérias podem tolerar o sistema no qual são introduzidas. Por exemplo, como a maioria das cepas de E. coli se saem bem com acidez neutra e temperatura corporal, elas normalmente não sobrevivem à ingestão oral, diz o Dr. Lauralee Sherwood em seu livro "Human Physiology", porque o estômago é tão ácido. As cepas tolerantes ao ácido, no entanto, sobrevivem e podem produzir gastroenterite grave. As bactérias não causam infecção e, de fato, vivem em simbiose com seus hospedeiros humanos. As bactérias obtêm nutrição de alimentos indigestíveis que passam pelo trato intestinal humano e, em troca, as bactérias sintetizam a vitamina K, que é importante para a capacidade humana de coagular o sangue. Este efeito de E. coli em um sistema do corpo, escreve o Dr. Jacquelyn Black em seu livro "Microbiologia", é positivo.

Considerações

E. coli, mesmo cepas não virulentas, podem causar infecção se chegarem do trato digestivo para outras partes do corpo. Dr. Black observa que a proximidade da uretra feminina ao ânus torna a uretra vulnerável à infecção por E. coli se a matéria fecal for transferida involuntariamente para a uretra. E. coli pode então ascender a uretra e colonizar a bexiga, resultando em infecção do trato urinário. Essas infecções podem ser dolorosas e, se não forem tratadas, podem se tornar graves e ascenderem aos rins.

Concepções errôneas

Como a E. coli está geralmente associada ao intestino, é comum supor que elas não causam problemas sérios. infecção em outro lugar. No entanto, se o material contaminado entrar nos pulmões, a E. coli pode colonizar os pulmões e levar à pneumonia bacteriana, escreve o Dr. Black. Ao contrário da pneumonia viral, a infecção pulmonar bacteriana pode ser tratada com antibióticos. É relativamente raro que a E. coli colonize os pulmões, no entanto, uma vez que não são bactérias normalmente contidas em gotículas aerossolizadas que são facilmente inaladas.

Expert Insight

Como todas as bactérias, a E. coli se adapta muito prontamente aos seus ambientes e se reproduzem rapidamente. Isso significa que não apenas uma colônia pode crescer rapidamente, mas também que a colônia pode se adaptar ao seu ambiente respondendo a pressões seletivas, os drs. Thomas Pollard e William Earnshaw escrevem em seu livro "Cell Biology". Como tal, a E. coli introduzida em um sistema corporal pode começar a se adaptar rapidamente a esse sistema - e a E. coli introduzida em antibióticos pode desenvolver resistência se os antibióticos forem usados apenas por alguns dias e nem todas as bactérias forem mortas. br> , , ] ]