casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Fat Gain With Propecia

", 3, [[

Propecia é uma droga usada principalmente para tratar a perda de cabelo. Embora geralmente seguro para uso em homens, pode haver efeitos colaterais que variam de uma pessoa para outra. Um potencial efeito colateral, embora um pouco raro, pode ser um aumento na gordura abdominal e no ganho de peso total.

Identificação

Propecia é a marca registrada do medicamento genérico finasterida. Para os homens com perda de cabelo, Propecia pode aumentar o número de pêlos no couro cabeludo, mas não aumenta a quantidade de pêlos no corpo, de acordo com Drugs.com. O crescimento do cabelo dura apenas para a duração da droga é tomada e, se parou, o cabelo será perdido.

Propecia funciona, bloqueando a ação da enzima 5-alfa-redutase. Esta enzima altera a testosterona para um hormônio diferente, a dihidroxitestosterona, que causa a perda de cabelo nos homens. Os efeitos da enzima 5-alfa-redutase também causam o aumento da próstata, mas Propecia manipula e reduz os níveis de andrógenos na próstata para encolher a glândula e melhorar os sintomas e taxa de fluxo urinário, relata Ray Sahelian, MD, autor de best-sellers de “Mind Boosters” e outros livros.

Expert Insight -

Um estudo no Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson, em Seattle, Washington, liderado por Y. Song e publicado na revista “Prostate” em fevereiro 2008, analisou os efeitos das alterações do peso corporal nos participantes do Estudo de Prevenção do Câncer de Próstata em uso de finasterida durante sete anos e como isso se relacionava ao risco de câncer de próstata. Eles descobriram que, embora os homens em finasterida não exibissem ganho de peso em geral, aqueles que o faziam tinham um risco maior de desenvolver câncer de próstata. Eles concluíram que as características genéticas ou exposições ambientais podem afetar os resultados da finasterida no ganho de peso e câncer de próstata.

Considerações

Embora os poucos ensaios clínicos de Propecia considerem o ganho de gordura um efeito colateral comum, um estudo da Universidade de Ciências Médicas, Universidade de Tabriz, no Irã, relatou em “BMC Clinical Pharmacology” em outubro de 2006 que a finasterida induziu ansiedade e depressão em seres humanos. Como a depressão está associada a um interesse reduzido no exercício e a um aumento no consumo de alimentos em algumas pessoas, é possível que os ganhos de peso e gordura notados pelos homens em Propecia possam estar ligados a esse efeito colateral. Se estiver a tomar Propecia e notar aumento de peso ou sintomas depressivos, deve consultar o seu médico sobre alterações do estilo de vida ou mudar para outro medicamento.

Advertência

Propecia não é recomendado para crianças ou mulheres grávidas ou tentando engravidar. A finasterida pode ser absorvida através da pele e causar defeitos congênitos em bebês do sexo masculino, por isso é importante que, mesmo que uma mulher toque a droga, ela deve ter o cuidado de lavar a área imediatamente, relata Drugs.com. A finasterida também pode alterar o tecido mamário, resultando em caroços, dor, sensibilidade ou aumento, e pode afetar os resultados do antígeno específico da próstata, ou PSA, teste que é usado para detectar câncer de próstata. Efeitos colaterais comuns incluem calafrios, tontura e diminuição da libido, ejaculação e incapacidade de ter ou manter uma ereção.