casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O uso de medicamentos ergogênicos por atletas

Ajudas ergogênicas são substâncias que alguns atletas usam para melhorar a força e a resistência. Os esteróides anabolizantes são um tipo de ajuda ergogênica que muitos adultos e até adolescentes costumam empregar em seus esforços para melhorar seu desempenho atlético e aparência. De acordo com o Colégio Americano de Medicina Esportiva, indivíduos que são experientes no levantamento de peso e empregam o uso de esteróides anabolizantes experimentarão aumentos na força e no músculo significativamente além daqueles do treinamento sozinho. É essa necessidade de ganhar e ganhar uma vantagem competitiva que leva os atletas a buscar uma variedade de auxílios ergogênicos.

História Ao longo da história, os seres humanos têm procurado alimentos e poções para descobrir novas formas de criar mais poderosas. e corpos aptos. Os guerreiros nórdicos ingeriam cogumelos alucinógenos para se prepararem para a batalha. Lutadores gregos comeriam quantidades enormes de carne para construir músculos. Na década de 1860, nadadores em Amsterdã foram considerados os primeiros a serem acusados ​​de usar ajudas ergogênicas, como drogas e substâncias não alimentares, para obter uma vantagem competitiva. De acordo com a Healthline, ao longo das décadas de 1950 e 1960, anfetaminas e esteróides anabolizantes foram usados ​​extensivamente. O Comitê Olímpico Internacional (COI), preocupado com a tendência, proibiu o uso dessas substâncias por atletas olímpicos no início dos anos 1960.

De acordo com Marc D. Silver, MD, em um artigo intitulado "Uso de Ajudas Ergogênicas por Atletas", um auxílio ergogênico é definido como qualquer meio de aumentar a produção e utilização de energia. Ajudas ergogênicas são geralmente classificadas em cinco categorias: (1) ajudas mecânicas, tais como dispositivos aerodinâmicos em bicicletas; (2) ajudas psicológicas, que podem incluir hipnose; (3) auxiliares fisiológicos, tais como "doping sanguíneo", que é projetado para aumentar o conteúdo de glóbulos vermelhos; (4) auxiliares farmacológicos, o que inclui esteróides anabolizantes; e (5) auxiliares nutricionais. As últimas três categorias são as áreas que resultam na maior quantidade de discussão e controvérsia.

Os esteróides anabolizantes, populares entre os atletas e os fisiculturistas, aumentam a massa muscular. Uma variedade de tipos é combinada em um processo chamado "empilhamento", que os atletas usam para obter os melhores atributos de cada droga em particular. "Doping de sangue" aumenta o conteúdo de glóbulos vermelhos, o que melhora a resistência muscular. Os glóbulos vermelhos transportam oxigénio para os músculos em trabalho. A obtenção de uma porcentagem maior de veículos de transporte permite que os músculos trabalhem mais e por mais tempo sem fadiga. Algumas drogas farmacológicas, como os beta-bloqueadores, podem ser usadas para reduzir a ansiedade e os tremores. Isso é benéfico para indivíduos que competem em esportes que exigem movimentos suaves e focados, como arco e flecha ou tiro.

Conceitos errôneos

Nem todos os auxílios ergogênicos são considerados ilegais ou banidos do esporte. À medida que os atletas continuarem a buscar novas ajudas ergogênicas nos esforços para melhorar o desempenho, as organizações atléticas continuarão analisando cada tipo específico e decidirão se isso proporciona uma vantagem injusta ou pode causar sérios problemas de saúde aos usuários. Embora o uso de drogas farmacológicas para aumentar a contagem de glóbulos vermelhos seja proibido de praticar esportes, os atletas podem dormir em câmaras hiperbáricas, o que faz com que o corpo produza mais glóbulos vermelhos. Utilizando essas oxigenoterapia hiperbárica, ou OHB, as câmaras não foram banidas dos esportes, embora produzam os mesmos resultados que as drogas proibidas.

Aviso: Muitas ajudas ergogênicas têm efeitos colaterais negativos e podem ser muito perigoso. O Colégio Americano de Medicina Esportiva, ao discutir o uso de drogas para "doping sanguíneo", afirma que complicações como morte por trombose, hipertensão e convulsões foram relatadas. Os esteróides anabólicos também foram relatados para causar problemas de saúde fisiológica e mental. Certifique-se de entender completamente os riscos e benefícios antes de usar um auxílio ergogênico.