casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Tratamentos para plaquetas sanguíneas baixas

As plaquetas sanguíneas baixas, uma condição conhecida como trombocitopenia, podem resultar em sangramento excessivo ou hemorragia interna que pode se tornar fatal. O tratamento para essa condição depende de sua causa e de quais outros tratamentos foram usados. Uma vez que os níveis de plaquetas voltam ao normal, os sintomas da trombocitopenia devem melhorar e os pacientes podem retornar à escola ou ao trabalho.

Descanso na Cama

Após um diagnóstico de trombocitopenia, um médico pode recomendar repouso para evitar lesões. Quando não há plaquetas suficientes circulando no sangue, o sangue não coagula tão bem quanto deveria quando ocorre uma lesão. Uma lesão pode causar sangramento excessivo ou sangramento interno que não pode ser interrompido. Uma vez que os níveis de plaquetas voltaram ao normal, as atividades normais podem ser retomadas.

Transfusões de Sangue

Pessoas com plaquetas sanguíneas baixas podem precisar de transfusões de sangue para aumentar a contagem de plaquetas. Este tratamento é usado em pessoas que estão sangrando ativamente ou estão em alto risco de desenvolver sangramento devido a suas ocupações ou atividades recreativas. O sangue doado é cuidadosamente testado para o HIV, hepatite e outras doenças. É então transfundido através de uma linha IV que é inserida em um dos vasos sanguíneos. Para pessoas que têm crises recorrentes de trombocitopenia devido à quimioterapia, mais de uma transfusão de sangue pode ser necessária. Para trombocitopenia causada por doenças crônicas que destroem a medula óssea, transfusões sangüíneas são necessárias cada vez que a contagem de plaquetas caia baixo o suficiente para causar sangramento excessivo.

Esplenectomia

Distúrbios do fígado e baço podem causar plaquetas baixas contagem. Esses distúrbios podem causar o aumento do baço. Quando o baço é aumentado, armazena mais plaquetas do que o necessário e reduz o número de plaquetas disponíveis no sangue. Se um baço aumentado é a causa de uma baixa contagem de plaquetas, os médicos podem decidir remover o baço para tratar a trombocitopenia que não melhora com outros tratamentos.

Medicamentos

Alguns medicamentos podem ser usados ​​para tratar a trombocitopenia. é causada pela destruição de plaquetas. Quando o corpo ataca as plaquetas e as destrói, reduz a contagem de plaquetas no sangue. Os corticosteróides são frequentemente usados ​​para bloquear anticorpos que destroem as plaquetas. Alguém que precisa de uma melhora imediata na contagem de plaquetas pode receber imunoglobulina através de uma linha intravenosa. Se esses tratamentos não funcionarem, medicamentos para suprimir o sistema imunológico e bloquear a produção de anticorpos podem ser administrados. A Clínica Mayo lista Cytoxan e Imuran como exemplos de imunossupressores que podem ser usados ​​para tratar trombocitopenia.

Plasmaferese

A plasmaferese, também conhecida como troca de plasma, pode ser usada como um tratamento para plaquetas sanguíneas baixas. Durante este procedimento, o sangue total é retirado do paciente e o plasma é substituído. Uma vez que a troca de plasma ocorreu, o sangue é transfundido de volta para o receptor. Além de restaurar as plaquetas sanguíneas, esse tratamento também pode remover anticorpos que atacam as plaquetas e outras células do sangue.