casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Drogas que Interagem com a Digoxina

A digoxina (Lanoxin), derivada da planta digitálica, é um medicamento cardíaco que controla a força, o tempo, o padrão e os níveis de fluidos do coração e dos vasos sanguíneos. A digoxina é considerada o medicamento cardíaco mais utilizado para insuficiência cardíaca e problemas de ritmo cardíaco irregular (ASHP, 2001). Como a digoxina é usada tão comumente, a conscientização sobre as interações medicamentosas por pacientes e cuidadores é essencial para a segurança do paciente. Com uma observação cuidadosa, muitas das numerosas interações da digoxina com outras drogas podem ser controladas ou evitadas.

Antiácidos

A digoxina tem uma interação bem definida com tratamentos antiácido à base de sal de alumínio, como o hidróxido de alumínio. , caulino-pectina e outros medicamentos para revestimento estomacal. Estes medicamentos antiácidos podem reduzir a absorção da digoxina pelo sistema gástrico, pelo que a digoxina deve ser tomada pelo menos 2 horas antes dos antiácidos. Interações similares entre a digoxina e outras drogas que afetam o esvaziamento e a acidez do estômago (como a colestiramina) também são prováveis.

Antibióticos Macrolídeos

Numerosos medicamentos antibióticos podem aumentar os níveis de digoxina, às vezes via alterações de potássio (com anfotericina B) ou via aumento da absorção de digoxina. No entanto, o risco mais acentuado de toxicidade por digoxina ocorre quando a digoxina é tomada com antibióticos macrólidos. Os macrólidos incluem eritromicina, claritromicina e azitromicina. Em um estudo de 15 anos publicado no Clinical Pharmacology and Therapeutics Journal em outubro de 2009, que observou o uso desses antibióticos macrolídeos com digoxina, interação medicamentosa e toxicidade (identificados pela admissão hospitalar) foram muito associados ao uso de claritromicina. Associações menores foram observadas para eritromicina e azitromicina, e nenhuma toxicidade ou interação foi observada com o uso de antibióticos de digoxina e cefalosporina. Os antibióticos macrólidos provavelmente aumentam os níveis de digoxina, interagindo com enzimas hepáticas que degradam a digoxina e afetando a absorção no sistema gástrico de uma proteína chamada glicoproteína-P.

Diuréticos

Os medicamentos diuréticos reduzem os níveis de fluidos no corpo por Como os diuréticos são freqüentemente prescritos para pacientes com insuficiência cardíaca que também podem estar tomando digoxina, é provável que haja interações medicamentosas possíveis. Diuréticos como a furosemida (Lasix) reduzem efetivamente a retenção de líquidos e podem causar baixos níveis de potássio e magnésio ao mesmo tempo. Mesmo uma mudança moderada de potássio pode induzir a toxicidade da digoxina; Os sintomas de toxicidade incluem agitação, alucinações, tontura, náusea e visão embaçada. Sem tratamento, a toxicidade da digoxina pode levar a insuficiência cardíaca e emergências de pressão arterial baixa. Os diuréticos tiazídicos, por outro lado, podem causar aumento dos níveis de cálcio quando tomados com digoxina. Altos níveis de cálcio podem afetar os níveis de fluidos corporais e também a função cardíaca, portanto, a interação de uma droga tiazídica com a digoxina justifica a observação dos níveis de cálcio.

, , ] ]