casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Digoxina e Perda de Peso

A digoxina é um medicamento para tratar certos tipos de problemas cardíacos. Ele não cura problemas cardíacos, mas ajuda o coração a trabalhar melhor, explica o Instituto Nacional de Saúde dos EUA em seu site MedlinePlus. Marcas comuns para digoxina incluem Cardoxin, Digitek e Lanoxin. A digoxina tem efeitos colaterais comuns que podem resultar em perda de peso.

A digoxina é útil para o tratamento da insuficiência cardíaca congestiva e ritmos cardíacos anormais, de acordo com MedlinePlus. A digoxina ajuda os pacientes com insuficiência cardíaca, melhorando a capacidade do coração de bombear sangue, e de arritmia, diminuindo e regulando a freqüência cardíaca. Também ajuda a aliviar a angina, ou dor no peito que ocorre quando uma área do coração não recebe sangue rico em oxigênio suficiente.

Efeitos colaterais

Cerca de 25% das pessoas que tomam digoxina relatam efeitos colaterais digestivos, de acordo ", 3, [[Estes efeitos incluem falta de apetite, náusea, vômito, diarréia e dor abdominal. Náuseas e diarréia são as mais comuns. Se qualquer uma dessas reações for grave ou não se dissipar em um curto espaço de tempo, consulte o seu médico, aconselha Drugs.com. Alguns casos raros foram relatados de perda de massa muscular, perda de peso e fadiga em pacientes em uso de digoxina. Os problemas foram resolvidos quando a medicação foi descontinuada. Um estudo de J. Hannerz, publicado na edição de abril de 2001 do Journal of Clinical Pharmacology, avaliou 14 pacientes obesos em uso de digoxina por seis meses. Os pacientes não tinham restrições de dieta, mas todos eles experimentaram perda de peso variando de 7 a 55 libras. Três pacientes pararam de tomar a medicação e experimentaram aumento de peso.

Considerações

O ganho de peso devido à retenção de líquidos também pode ocorrer durante a ingestão de digoxina, mas isso geralmente é um sinal de que o medicamento não está funcionando corretamente. Academia Americana de Médicos de Família em seu site FamilyDoctor.org. Procure atendimento médico imediato se tiver inchaço inexplicável ou ganho de peso rápido enquanto toma digoxina.

Efeitos graves

Alguns efeitos colaterais da digoxina exigem atenção médica imediata, conforme observado por Drugs.com. Eles incluem batimentos cardíacos irregulares, visão turva ou outras alterações visuais, confusão, depressão, alucinações, hematomas ou sangramento incomuns ou fadiga ou fraqueza incomuns. Uma reação alérgica à digoxina é possível, com sinais de erupção cutânea, urticária, coceira, problemas respiratórios, aperto no peito e inchaço facial ou bucal. A digoxina pode aumentar os níveis de açúcar no sangue. No estudo de Hannerz, cinco dos 14 pacientes desenvolveram diabetes enquanto tomavam digoxina. Doses mais altas foram associadas a um maior risco de desenvolver diabetes.

, , ] ]