casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

A bicicleta tem impacto na PSA?

A próstata é uma pequena glândula do tamanho de nozes que está envolvida na produção de sêmen. Está localizado abaixo da bexiga de um homem. Também produz uma proteína chamada antígeno específico da próstata, ou PSA, pequenas quantidades que normalmente circulam no sangue de um homem. Um teste de PSA mede a quantidade de antígeno no sangue, e um PSA elevado pode indicar câncer de próstata ou simplesmente uma próstata inflamada ou aumentada. Exercício, incluindo andar de bicicleta, pode influenciar o nível de PSA em certos casos.

Estudos Precedentes

Um estudo relatado em julho de 1996 "Journal of Urology" não encontrou diferença significativa no PSA na maioria dos 260 voluntários após um passeio de bicicleta de 250 km de quatro dias. No entanto, os quatro homens que já tinham PSA elevado tiveram um grande aumento após o passeio. Os autores recomendaram estudo adicional. Um estudo publicado na edição de janeiro-fevereiro de 2005 do “International Journal of Sports Medicine” descobriu que os PSAs não diferiram entre 69 ciclistas profissionais, 31 esquiadores de cross-country e 43 homens saudáveis, mas sedentários. Esses autores hipotetizaram que exercícios pesados ​​e regulares que envolviam a região da próstata do corpo - como ciclismo ou esqui - não afetavam o PSA.

HPB, prostatite e PSA

HPB ou hipertrofia benigna da próstata , refere-se a uma próstata aumentada. A maioria dos homens terá o aumento da próstata à medida que envelhecem e pode ter efeitos no sistema urinário. A HBP aumenta frequentemente os níveis de PSA. Bactérias, decorrentes de qualquer número de fontes, causam prostatite, uma infecção da próstata, que pode causar flutuações nos níveis de PSA. Nem a próstata aumentada nem a prostatite levam ao câncer. "Urologe A" descobriu que 21 homens com HBP tiveram elevação significativa de PSA após uma hora de ciclismo ou uma hora em uma esteira. O estudo concluiu que os homens não devem se exercitar, especialmente em uma bicicleta, por vários dias ou pelo menos 24 horas antes de um teste de PSA. O câncer de próstata também aumenta os níveis de PSA. Como a HBP e a prostatite, o risco de câncer de próstata aumenta à medida que o homem envelhece. O teste de PSA detecta o câncer e pode detectá-lo nos estágios iniciais, quando o tratamento seria mais eficaz. No entanto, um PSA elevado não é diagnóstico para câncer por si só. Um médico também realiza um exame retal digital para verificar se há dor na próstata e nódulos, tumores ou áreas duras na próstata, mas mesmo isso não é diagnóstico. Apenas uma biópsia pode diagnosticar definitivamente o câncer de próstata. Em homens diagnosticados com câncer de próstata, testes de PSA podem detectar a recorrência do câncer. Nesse caso, é importante evitar atividades que possam elevar falsamente o PSA, como andar de bicicleta.

Um teste controverso

Várias atividades podem causar um teste falso positivo de PSA. Atividades que perturbam a área da próstata, como andar de bicicleta ou de motocicleta, podem resultar em níveis elevados de PSA. Exames retais digitais e biópsias de próstata também aumentam o PSA. Mesmo experimentando um orgasmo nas 24 horas antes de um teste pode elevar o PSA no sangue. Além disso, embora alguns cânceres de próstata progridam rapidamente, a maioria cresce lentamente ao longo do tempo. A maioria dos casos ocorre em homens com mais de 65 anos de idade. A controvérsia surge porque o câncer pode não se tornar um problema médico para um homem dessa idade, mas a cirurgia e a radioterapia usadas para tratá-lo podem causar disfunção erétil, incontinência urinária, problemas intestinais e até a morte.