casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Níveis de PSA específicos da idade

O PSA, também conhecido como antígeno específico da próstata, descreve uma glicoproteína produzida na próstata. PSA atua como uma enzima e ajuda a manter o líquido seminal na forma líquida, auxiliando no movimento do esperma. Embora a maioria dos PSA permaneça nos ductos da próstata, uma pequena quantidade vaza para a corrente sanguínea, permitindo que os médicos usem o PSA como um marcador para a detecção de doenças da próstata, especialmente o câncer de próstata. Como muitos fatores afetam os níveis de PSA, incluindo a idade, os médicos podem utilizar os níveis de PSA específicos para determinar se mais testes devem ser realizados.

A próstata, uma glândula reprodutora masculina, está localizada abaixo da bexiga e na frente do reto. A próstata circunda a uretra, o que lhe permite exercer sua função principal de espremer fluido na uretra durante o clímax sexual, não apenas para ajudar os espermatozóides a se mover, mas também para proteger e nutrir o esperma, de acordo com o site da PSA Rising. O interior da próstata contém uma camada de células epiteliais, que produzem o PSA, cercado por uma camada de células basais e uma membrana basal.

O câncer de próstata e PSA

Normalmente o corpo regula o crescimento de células, criando novas células para substituir as células velhas quando elas morrem. Quando esse processo é interrompido, novas células podem continuar a se formar mesmo quando não são necessárias ou células antigas podem não morrer, criando uma massa, ou tumor, conhecido como câncer. O câncer de próstata ocorre quando um tumor se origina nas células dentro da próstata. Por causa do número adicionado de células, a próstata produz níveis aumentados de PSA. Além disso, o tumor perturba a estrutura normal, movendo a camada basal e as membranas basais, o que permite que mais PSA vaze para o sangue, como descrito em um estudo publicado por Balk e associados na edição de janeiro de 2003 do Journal of Clinical Oncology. Níveis anormais de PSA

Como o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum de câncer em homens, segundo o Instituto Nacional do Câncer e a segunda principal causa de morte por câncer, os médicos se esforçam para detectar anormalidades da próstata precocemente . A Food and Drug Administration dos EUA aprova o uso do teste de PSA juntamente com um exame de toque retal para detectar câncer de próstata em homens com mais de 50 anos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Em geral, os médicos consideram um resultado de 4 nanogramas /mililitro de sangue como anormal, levando-os a realizar testes adicionais.

Idade e PSA

Embora níveis elevados de PSA possam indicar câncer de próstata, um resultado de 4 ng /mL não diagnostica conclusivamente a presença de câncer. Além disso, homens com menos de 50 anos podem desenvolver câncer de próstata e seus níveis de PSA podem registrar menos de 4 ng /mL. Na verdade, o "Journal of Clinical Oncology" relata que 20 a 50 por cento dos casos de câncer de próstata ocorrem em homens com níveis de PSA menores que 4 ng /mL. Níveis de PSA específicos à idade

Para aumentar o câncer detecção em homens mais jovens, os médicos criaram intervalos específicos de idade para leituras anormais de PSA. O Memorial Sloan-Kettering Cancer Center relata que o PSA específico para a idade varia acima de 2,5 ng /mL para idades até 49 anos, maior ou igual a 3,5 ng /mL para idades de 50 a 59 anos e maior ou igual a 4,0 ng /mL para homens com 60 anos ou mais.

, , ] ]