casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Como fumar mata células cerebrais

Fumar é a causa mais evitável de morte nos Estados Unidos. De acordo com informações de 2010 dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, o tabagismo mata mais de 443.000 pessoas anualmente; mata mais pessoas a cada ano do que acidentes de carro, suicídio, assassinatos, abuso de álcool, abuso de drogas e infecção pelo HIV combinados. Tabaco para fumar contribui para a morte das células cerebrais, causando complicações a longo prazo e doença permanente.

Nicotina

A nicotina é um medicamento do tabaco, que entra na corrente sanguínea e circula por todo o corpo durante o tabagismo. A nicotina estimula áreas do cérebro a liberar neurotransmissores que influenciam o humor, o apetite e os sentimentos de prazer. Pessoas que fumam estão acostumadas à resposta da nicotina no cérebro e sofrem sintomas de abstinência quando tentam parar de fumar. Afastamento do tabagismo provoca sintomas de inquietação, tremores, dores de cabeça e fome.

Hipertensão

Fumar aumenta a pressão arterial, colocando o cérebro em risco de acidente vascular cerebral. Um derrame ocorre quando a pressão alta faz com que os pequenos vasos do cérebro se quebrem, causando sangramento. As células do cérebro que normalmente são alimentadas por sangue rico em oxigênio morrem por falta de oxigênio na área. Um acidente vascular cerebral pode causar danos neurológicos permanentes, incluindo paralisia, fraqueza muscular, dificuldade para falar ou comer, confusão e falta de coordenação. Aneurisma -

O risco de desenvolver um aneurisma cerebral é 8,3 vezes maior entre pessoas que têm alta pressão arterial, de acordo com a American Heart Association. Um aneurisma ocorre quando a parede de um vaso sanguíneo se torna fraca e incha com o sangue. Se o vaso se rompe, ocorre sangramento no cérebro, causando a morte de células cerebrais que se tornam privadas de oxigênio e são comprimidas sob a hemorragia. Os fatos do Aneurisma e da Fundação AVM para 2010 afirmam que aproximadamente 2 milhões de americanos têm aneurismas silenciosos, que não apresentam sintomas. Parar de fumar pode diminuir o risco de desenvolver um aneurisma ou sua ruptura.

De acordo com o site Science Daily, um estudo de julho de 2009 publicado no "Journal of Neuroquímica" indica que um composto químico chamado NNK desempenha um papel no dano das células cerebrais. O NNK é encontrado em todas as formas de tabaco e estimula o trabalho das células da micróglia, que são células destruidoras. O NNK faz com que a microglia destrua o tecido cerebral saudável em vez das células danosas. NNK não é apenas prejudicial para os fumantes, mas também para aqueles que inalam o fumo passivo e aqueles que mascam o tabaco.

Parar de fumar

Fumar, obviamente, causa problemas com doenças cardiovasculares, bem como compromete a função cerebral, mas parar de fumar é mais fácil falar do que fazer. Deixar de fumar economiza dinheiro, bem como a saúde das pessoas ao seu redor. Converse com seu médico sobre quais métodos estão disponíveis para ajudá-lo a parar de fumar. Alguns grupos de apoio estão disponíveis, como o Freedom from Smoking Online, que pode ajudar a manter os fumantes focados no objetivo de abandonar os cigarros.

, , ] ]