casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Alcoolismo e Acne Rosácea

Historicamente, muitas pessoas acreditam que a rosácea é causada pelo alcoolismo. Por exemplo, a aparência física de W.C. Fields - um alcoólatra e um sofredor de rosácea - ajudou a criar uma crença popular de que as duas condições estão causalmente ligadas, de acordo com o Departamento de Saúde e Meio Ambiente do Kansas. No entanto, a rosácea não é causada pelo alcoolismo. Embora as bebidas alcoólicas possam exacerbar uma condição de rosácea existente, os abstêmios podem sofrer de rosácea igualmente severa como bebedores. De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, "Rosácea tem sido injustamente ligada ao alcoolismo."

Rosácea

Rosácea é uma doença de pele que normalmente começa como uma tendência a corar ou lavar. A vermelhidão facial persistente e a coceira podem se desenvolver, e a rosácea pode se espalhar para os ouvidos, peito e costas do paciente. Os olhos também podem ser afetados, com rosácea occular causando ressecamento e queimação dos olhos. Os sintomas da rosácea geralmente se parecem com acne e, em casos avançados, pode se desenvolver uma vermelhidão e aumento do nariz - conhecida como rinofima. Rinofima é muito mais comum em homens do que em mulheres, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia. No geral, os indivíduos de pele clara entre as idades de 30 e 50 são mais propensos a desenvolver rosácea, embora possa ocorrer em pessoas de qualquer idade ou etnia.

Alcoolismo O alcoolismo é um distúrbio viciante, também conhecido como dependência de álcool. O distúrbio é caracterizado pelo consumo crônico e descontrolado de álcool, mesmo quando este tipo de bebida está causando sérios efeitos negativos na saúde, no trabalho e nos relacionamentos de um indivíduo. O alcoolismo é reconhecido como tendo causas biológicas e sociais e fatores de risco, de acordo com o NIH e NIAAA, incluindo estresse, saúde mental, idade, gênero, ambiente social e predisposição genética. O alcoolismo a longo prazo afeta quase todos os órgãos e sistemas do corpo humano, incluindo a pele.

Os efeitos do álcool na rosácea

Embora o álcool não cause diretamente a rosácea, um paciente com rosácea geralmente descobrirá que o álcool piora os sintomas da rosácea. Rosácea ocorre em indivíduos que descarregam facilmente, devido a ter vasos sanguíneos relativamente perto da superfície da pele. O álcool também aumenta o rubor da pele e, portanto, aumenta a vermelhidão, sensação de queimação e coceira associada à rosácea. Pacientes com rosácea são aconselhados a limitar o consumo de álcool e consumir apenas bebidas alcoólicas frias. O vinho tinto deve ser evitado devido à sua capacidade particularmente forte de exacerbar os sintomas da rosácea, de acordo com Pohla Smith, escrevendo no Pittsburgh Post-Gazette.

Tratamentos da rosácea e do fígado

Não existe um tratamento padrão único para a rosácea. Além de modificações na dieta e no estilo de vida, certas prescrições são usadas para diminuir os sintomas da rosácea em diferentes indivíduos. Antibióticos orais ou cremes esteróides tópicos são comumente usados para tratar os sintomas de vermelhidão e coceira, mas quando a rosácea não responde aos antibióticos, alguns pacientes experimentam alívio com a prescrição da droga isotretinoína. Também conhecida por sua marca Accutane, a isotretinoína é um medicamento para acne. O uso a longo prazo da isotretinoína é conhecido por causar danos ao fígado - a isotretinoína não é, portanto, uma boa escolha para o tratamento da rosácea para qualquer paciente que também sofra de alcoolismo. O fígado pode ser severamente danificado pela combinação de beber pesado e uma prescrição de isotretinoína para a rosácea, de acordo com o Body-Detox-Info.com. O álcool afeta o fígado, e quando o o fígado falha, há muitos sintomas dermatológicos que podem imitar ou mascarar os sintomas da rosácea. A insuficiência hepática geralmente causa hiperbilirrubinemia - níveis elevados de bilirrubina no sangue - o que leva a coceira e arranhões na pele. Outro problema dermatológico associado ao alcoolismo e à cirrose hepática é o surgimento da pigmentação vermelha em forma de aranha, conhecida como "aranha naevi", na face, mãos, antebraços e tronco. A cirrose hepática também pode causar vermelhidão dos dedos e das palmas das mãos, conhecida como "eritema palmar". Todas essas queixas dermatológicas podem mascarar a presença e o diagnóstico de rosácea em um paciente alcoólatra.

, , ] ]