casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Fatos sobre o MRSA

MRSA - ou Staphylococcus aureus resistente à meticilina - é um tipo de bactéria Staphylococcus que se tornou resistente aos antibióticos mais usados. Certos fatores podem aumentar o risco de infecção por MRSA, mas também existem medidas preventivas que você pode tomar para diminuir o risco. É importante ser capaz de reconhecer os sinais de infecção por MRSA e buscar o tratamento rapidamente.

Por que o MRSA é preocupante Como o MRSA é resistente a vários antibióticos, a infecção pode ser difícil de tratar. MRSA comumente afeta a pele e os tecidos moles imediatamente abaixo da pele. Algumas infecções se espalham rapidamente ou entram em sua corrente sanguínea, onde podem causar uma condição potencialmente fatal chamada sépsis e danificar órgãos internos. Embora a freqüência de infecções por MRSA em hospitais ou outros locais de saúde esteja diminuindo, as infecções por MRSA estão se tornando mais comuns em pessoas saudáveis. Fatores de Risco

Os mesmos fatores de risco que o tornam propenso a infecções bacterianas também aumenta sua suscetibilidade à infecção por MRSA. Em particular, o risco aumenta se você tiver passado um tempo em um hospital ou instituição de cuidados prolongados, se tiver um sistema imunológico enfraquecido ou se tiver um dispositivo de demora, como um cateter vesical ou uma linha intravenosa. Mesmo que você seja saudável, pode estar em maior risco se um membro da família tiver uma infecção por MRSA, participar de um esporte que envolva contato pele a pele ou equipamento compartilhado, ou compartilhar de perto com um número de outras pessoas.

Sintomas e Diagnóstico

As infecções por pele por MRSA geralmente começam como uma pequena protuberância vermelha que pode se parecer com uma espinha, ferida ou picada de aranha. A área pode então aumentar e ficar cada vez mais sensível, inchada e quente ao toque. Infecções da pele e tecidos moles geralmente contêm pus. Se a infecção se propaga ou entra na corrente sanguínea, outros órgãos podem se envolver, e sintomas como febre e fadiga são mais prováveis. Em geral, febre acima de 100,4 graus Fahrenheit, ritmo cardíaco acelerado e respiração acelerada são motivo de preocupação. Exames de sangue e amostras de tecido infectado podem ajudar a confirmar a origem da infecção. O tratamento da MRSA da pele e dos tecidos moles pode variar de infecções simples que podem não exigir antibióticos até infecções letais que exigem diagnóstico imediato. e tratamento. Se você tem uma pequena área de infecção, seu médico pode simplesmente fazer um pequeno corte na pele para permitir que o pus escorra. Outros tipos de infecções da pele e tecidos moles, no entanto, muitas vezes requerem antibióticos orais ou mesmo intravenosos. Há uma série de fatores que determinam o tratamento mais adequado em sua situação, e as diretrizes emitidas pela Infectious Diseases Society of America estão disponíveis para ajudar seu médico a tomar essa decisão.

Prevenção

A boa higiene é vital para prevenção, incluindo lavagem de mãos e cuidados para limpar e higienizar equipamentos compartilhados ou reutilizados. No ambiente de cuidados de saúde, muitas precauções são tomadas para minimizar a propagação da infecção, incluindo o uso de máscaras e luvas. Pacientes hospitalizados com MRSA são freqüentemente colocados em isolamento. Se você visitar alguém em isolamento, usar roupas de proteção e seguir procedimentos rigorosos de lavagem das mãos ajudará a reduzir o risco e a inibir a propagação da infecção. Precauções e Precauções Preste muita atenção a todos os cortes, arranhões, espinhas e picadas de insetos. Contacte imediatamente o seu médico se notar que estes estão a tornar-se mais vermelhos, mais quentes ou mais doloridos, ou se parecem estar a espalhar-se. Procure também atendimento médico imediato se você tiver febre. Não tente drenar uma ferida cheia de líquido em casa porque pode piorá-la ou espalhar a infecção para outras pessoas. Em vez disso, mantenha-o coberto e siga as instruções do seu médico.

, , ] ]