casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Os efeitos da lavagem feminina

Douching é um tipo de limpeza feminina feito para lavar o canal vaginal. As lavagens femininas usadas no processo de lavagem vêm pré-misturadas sem receita e normalmente contêm uma mistura de vinagre, água, bicarbonato de sódio e iodo, de acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. Se você decidir usar um banho feminino, você deve rever os efeitos a curto e longo prazo.

Tratamento da Infecção Vaginal

De acordo com a Universidade Estadual da Califórnia, um médico pode ocasionalmente recomendar o uso de uma lavagem feminina em conjunto com outro tipo de medicação para tratar uma infecção vaginal. No entanto, na maioria dos casos, douching realmente cria mais problemas do que benefícios, devido aos efeitos que tem sobre a acidez da vagina.

Desequilíbrio bacteriano

Embora você possa pensar que você está lavando bactérias causadoras de infecção da vagina, você também está se livrando das boas bactérias que mantêm a área livre de infecções. O equilíbrio de bactérias boas e ruins mantém a acidez da vagina e esse equilíbrio impede o crescimento excessivo das bactérias ruins.

Difusão de Infecções

Se você já tem uma infecção vaginal, é possível que usando uma Lavagem feminina provoca a propagação da infecção para outras áreas no canal. A força da água da ducha pode levar as bactérias ao útero.

Complicações na gravidez

De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, a ducha pode afetar suas chances de engravidar. Há uma chance de que uma mulher que usa o banho feminino tenha problemas para conceber e tenha uma chance maior de uma gravidez ectópica. Esses problemas podem ocorrer devido a problemas de saúde relacionados à ducha. Estes problemas médicos incluem vaginose bacteriana, irritação vaginal e doença inflamatória pélvica. Um equívoco comum é que a ducha pode prevenir a gravidez. Lavagens femininas não funcionam como uma forma de controle de natalidade.