casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quais são as causas da mancha marrom?

Um ciclo menstrual normal difere entre as mulheres, mas, em média, o sangramento menstrual ocorre a cada 28 dias. O sangramento associado ao ciclo menstrual geralmente dura de quatro a sete dias, diz MedlinePlus, do National Institutes of Health. Mancha marrom é definida como sangramento vaginal anormal que ocorre independentemente do ciclo menstrual regular.

Sangramento uterino disfuncional

Em teoria, uma mulher vai liberar um óvulo de seus ovários a cada mês para se preparar para a fertilização. Durante um ciclo menstrual normal, os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona sobem e descem de acordo com a liberação do óvulo. Ocasionalmente, uma mulher não libera um óvulo dos ovários e os níveis hormonais permanecerão altos por um longo período de tempo. Isso resulta em desequilíbrios hormonais que causam sangramento uterino disfuncional, que é definido como sangramento anormal da vagina. A hemorragia uterina disfuncional aparece como manchas marrons, períodos menstruais intensos, períodos menstruais tardios ou períodos menstruais prolongados. Além do sangramento anormal, uma mulher pode sentir ondas de calor, alterações de humor, secura vaginal e crescimento excessivo de pêlos. MedlinePlus observa que, se muito sangue é perdido, pode resultar em anemia, o que provoca fadiga.

Chlamydia

A clamídia é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a clamídia é a doença sexualmente transmissível bacteriana mais comumente relatada nos Estados Unidos. A clamídia pode ser transmitida através do sexo vaginal, oral e anal e também da mãe para o bebê durante o parto. Os sintomas da clamídia geralmente aparecem uma a três semanas após a infecção e podem incluir manchas marrons, corrimento vaginal anormal, dor durante a micção, dor abdominal e nas costas, dor durante a relação sexual e febre. Se não tratada, a clamídia tem o potencial de causar infertilidade em mulheres.

Endometriose

O endométrio é o tecido que normalmente reveste dentro do útero. Nas mulheres com endometriose, as células do endométrio viajam para fora do útero e o endométrio cresce na parte externa dos outros órgãos reprodutivos, incluindo os ovários, trompas de falópio e pélvis. Embora esteja crescendo anormalmente, o tecido age como normalmente e engrossa e se espalha regularmente. Alguns dos tecidos do galpão ficam presos no corpo, fazendo com que as áreas ao redor fiquem irritadas. Outro tecido deixa o corpo através da vagina. Os sintomas da endometriose incluem manchas marrons, dor pélvica, dor durante a menstruação, dor durante a relação sexual, períodos intensos e dor durante a micção. A endometriose também pode causar infertilidade.