casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Os efeitos colaterais de uma histerectomia completa

Uma histerectomia completa, também chamada de histerectomia radical, é um procedimento cirúrgico em que o útero (incluindo o colo do útero), as trompas de falópio e os dois ovários são removidos. Os linfonodos circundantes também podem ser removidos. Um cirurgião extrai os órgãos reprodutivos através da abertura vaginal (histerectomia vaginal radical) ou através de uma incisão feita no abdômen (histerectomia abdominal radical). A razão mais comum para uma histerectomia radical é quando o câncer cervical, ovariano ou uterino está presente. O tempo médio de cicatrização após uma histerectomia completa é de seis semanas. Após o período de recuperação de seis semanas após a cirurgia, a maioria das mulheres consegue voltar às suas atividades normais. As mulheres experimentam algumas mudanças ao longo da vida devido à histerectomia, mas eles geralmente acham as mudanças gerenciáveis. Menopausa cirúrgica

A remoção do útero e ambos os ovários durante uma histerectomia completa provoca menopausa instantânea. Menopausa cirúrgica é o termo usado para descrever a menopausa causada por uma histerectomia completa. Após a menopausa cirúrgica, a mulher não menstrua mais e fica infértil, o que significa que ela não pode mais engravidar ou ter filhos.

A mulher entra na menopausa gradualmente, pois os ovários produzem cada vez menos estrogênio. Com a menopausa cirúrgica, a produção de estrogênio no ovário cessa instantaneamente, o que pode tornar os sintomas da menopausa mais graves a princípio. Sintomas como secura vaginal, ondas de calor e depressão são comuns. Terapia de reposição hormonal pode reduzir significativamente ou resolver os sintomas da menopausa.

Muitas mulheres que experimentaram a dor pré-histerectomia durante o sexo, devido a tumores ou um prolapso uterino, descobrem que eles têm uma vida sexual melhorada uma histerectomia completa porque a dor causada pelo tumor ou prolapso não está mais presente. No entanto, uma histerectomia completa pode causar problemas sexuais em si. Diminuição dos níveis de estrogênio pode causar um afinamento da pele vaginal e secura vaginal, o que pode tornar o sexo doloroso. Mas a terapia de reposição hormonal pode tratar tanto a secura vaginal quanto o afinamento vaginal. Uma pequena porcentagem de mulheres experimenta dor pós-histerectomia devido ao tecido cicatricial vaginal, que pode requerer tratamento cirúrgico para ser aliviado. O encurtamento do canal vaginal causado pela remoção do colo do útero pode causar dificuldade durante a penetração sexual em algumas mulheres. A terapia de reposição hormonal mantém a pele vaginal maleável para que ela possa se esticar para permitir a penetração sexual confortável. Um estudo publicado no British Medical Journal descobriu que 100% das 413 mulheres pós-histerectomia questionavam a qualidade de suas vida sexual, relatou que seu "prazer sexual melhorou significativamente" após suas histerectomias.

Danos na bexiga

Em casos raros, o dano na bexiga ocorre durante um procedimento de histerectomia. Resultados de danos durante a cirurgia devido a um corte de uma ferramenta cirúrgica ou por danos nos nervos que afetam o fluxo sanguíneo para a bexiga. O dano da bexiga pode causar dificuldade de micção ou incontinência, sendo que ambos geralmente são reparados durante um segundo procedimento cirúrgico. De acordo com o British Journal of Urology, "danos [na bexiga] durante o curso de uma histerectomia é improvável, a menos que o procedimento seja excepcionalmente radical". Algumas mulheres experimentam efeitos psicológicos após uma histerectomia. Eles podem sentir que não são mais uma mulher inteira ou real por causa da remoção de seus órgãos femininos. Uma mulher também pode ficar deprimida porque não pode mais ter filhos, ou pode pensar que a menopausa equivale a ser velha. É normal sentir algum grau de incerteza após um procedimento médico e durante as alterações hormonais. Quando sentimentos de depressão ou incerteza interferem na função e nos relacionamentos diários normais, a mulher deve buscar aconselhamento. , , ] ]