casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Dicas sobre higiene pessoal feminina

A publicidade é notória por dizer às mulheres que seus corpos são sujos e que se beneficiariam de uma miríade de produtos de higiene pessoal e feminino. Esta não é apenas uma tendência recente. Anunciantes na década de 1950 disseram às mulheres que teriam melhores casamentos se dessem ao Lysol, uma prática que hoje sabemos ser perigosa. A verdade é que os produtos de higiene pessoal femininos são quase sempre desnecessários e causam mais danos do que benefícios. Você vagina não precisa de nada mais do que o básico de cuidados.

Dicas de limpeza

Acredite ou não, a sua descarga natural e óleos são uma forma importante de proteção contra infecções, de acordo com o site KidsHealth.org. A vagina produz suas próprias descargas naturais como parte do processo de autolimpeza. A lavagem excessiva, a ducha ou o uso de produtos de limpeza agressivos e sabonetes eliminam essa barreira protetora, deixando-o mais vulnerável a infecções que causam odor e desconforto. Lave os órgãos genitais externos com água morna e use apenas sabão neutro, se necessário. Nunca tente limpar dentro da vagina. A Universidade de Iowa também aponta que as mulheres têm seu próprio cheiro natural. Este cheiro é saudável e uma parte natural do corpo de uma mulher. Os sprays, desodorantes e perfumes femininos encobrem o perfume, mas não conseguem fazê-lo desaparecer. Este perfume natural geralmente não é detectável para os outros através de suas roupas. Se você tem um cheiro anormalmente forte ou suspeito, é mais provável que você tenha uma infecção como a vaginose bacteriana. Se este for o caso, apenas antibióticos irão esclarecer o problema.

Menstrual Care Dicas

Os corpos das mulheres são programados para cuidar de necessidades menstruais por conta própria - isso inclui a limpeza do trato reprodutivo após a menstruação. Muitas mulheres sentem-se impuras durante ou após a menstruação e recorrem a duchas para limpeza. Douching, de acordo com Barbra Williams Cosentino, RN, CSW em seu artigo "Douche ou Não Douche", força as bactérias e detritos para dentro do trato reprodutivo, o que pode levar a uma condição dolorosa chamada doença inflamatória pélvica. Outros produtos usados ​​durante a menstruação também podem causar irritação que leva à infecção, como absorventes e tampões perfumados. É sempre melhor usar produtos sem cheiro e usá-los somente quando necessário. Por exemplo, use apenas forros de calcinha quando estiver manchando, nem todos os dias do seu ciclo.

Dicas de vestuário

Como a vagina produz suas próprias secreções de limpeza e autocuidado, é um ambiente naturalmente úmido. A roupa que você veste deve permitir o fluxo de ar para que essas secreções possam evaporar. Quando não há fluxo de ar para a vagina, bactérias e fungos podem se acumular e crescer nas dobras úmidas e escuras. Esta é uma causa comum de infecções fúngicas vaginais. Use cuecas ou cuecas de algodão com forro de algodão. Evite usar roupas de banho molhadas, calças de couro ou spandex apertado por longos períodos de tempo. Troque de roupa depois de malhar ou participar de atividades extenuantes que fazem você suar muito.