casa | | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | cirurgias |

Qual é o significado de anti-séptico

? Antisséptico significa prevenção da infecção e da decadência , limitando a ação de microorganismos . Um anti-séptico é uma substância que mata ou inibe o crescimento e desenvolvimento de microrganismos no tecido vivo . A maior parte dos anti-sépticos são agentes tópicos aplicados à pele e membranas mucosas . Alguns anti-sépticos , no entanto , são usados ​​internamente , tal como no tracto urinário ou da vagina antes de um procedimento médico . O álcool e iodo são dois anti-sépticos populares. Cronograma

Alguns anti-sépticos trabalhar muito rapidamente. Por exemplo , o iodo mata as bactérias no prazo de 30 segundos. Anti-sépticos , que são mais lentos para agir pode ter mais atividade residual e efeito. O coeficiente de fenol é uma medida do tempo necessário para o anti-séptico para afectar microrganismos em comparação com o tempo necessário para que o fenol .

Diferenças

O efeito de anti-sépticos é inibir ou matar os microorganismos na pele ou nas membranas mucosas , sem danificar o tecido . Os produtos químicos em anti-sépticos não são tão poderosos como os de desinfetantes. Use desinfetante em vez de anti-séptico para objetos inanimados , como instrumentos cirúrgicos. Itens limpa antes de desinfecção . Desinfetantes são inúteis na presença de sangue ou pus.

Variety

compostos de iodo têm o mais amplo espectro de anti-sépticos tópicos , atuando contra bactérias, fungos, vírus , esporos , protozoários e leveduras. A clorexidina é uma escolha segura para a limpeza das membranas mucosas. É também o componente anti-séptico no corpo lavagens e lavagens orais . Hexaclorofeno é um componente de esfrega mão e lavagens da cara .

Antissépticos para a limpeza da pele incluem o álcool , peróxido de hidrogénio e o iodo e compostos de mercúrio . Embora a actividade anti-bacteriana de peróxido de hidrogénio não é tão forte como a de outras substâncias anti-sépticas , as bolhas de oxigénio resultantes produzem acção efervescente , o que pode ser útil para a remoção de tecido morto .

Precauções

a selecção de um anti-séptico podem necessitar de variar de acordo com a história médica do paciente . Para evitar o risco de absorção de iodo por um feto ou bebê , anti-sépticos contendo iodo deve ver um uso limitado em pacientes grávidas ou a amamentar . Absorção de iodo por crianças pode resultar em mudanças na sua função tiroideia .

Anti-sépticos , especialmente aqueles que contêm álcool, podem causar o ressecamento da pele e irritação. Os compostos orgânicos em alguns anti-sépticos - como a clorexidina , benzalcónio e hexaclorofeno - . Pode agravar hipersensibilidade

cloreto de mercúrio , um poderoso anti-séptico, irrita a pele delicada e tecidos. O nitrato de prata mata menos germes , mas é suave o suficiente para uso em tecidos delicados dos olhos e da garganta. O timerosal é um composto de mercúrio activa contra bactérias e leveduras . Toxicidade do mercúrio , no entanto, pode ocorrer com o uso prolongado.
Uso cirúrgico

Depois Louis Pasteur descobriu que microorganismos causam infecções , Joseph Lister tornou-se a primeira a incorporar anti-séptico para o processo cirúrgico . Técnicas modernas para evitar a infecção dependem da ausência de organismos patogênicos , ou assepsia . O principal método para conseguir a assepsia é a esterilização .