casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | saúde pública |

O que é o Type S plutônio

? Plutônio (Pu ) é um elemento radioativo , metálico com o número atômico 94 Foi criado em 1941 na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e primeiro produzido em grandes quantidades para a segunda " Fat Man " atômica. bomba lançada sobre Nagasaki , no Japão, na Segunda Guerra Mundial . Outros usos incluem a sua utilização em reatores de usinas de energia nuclear , marca-passos cardíacos e geradores termoelétricos para instrumentos do programa espacial. "Tipo S" plutônio é uma das três classificações (junto com o Tipo F e Tipo M) usado por pesquisadores médicos e especialistas em segurança do trabalho para descrever a rapidez com que o elemento radioactivo é absorvido no corpo humano . O plutônio é um elemento radioativo

plutónio é um elemento radioativo criado bombardeando o urânio com nêutrons (partículas subatômicas sem carga elétrica líquida ) . O elemento não produz radiação forte, mas pode se contentar em ossos ou pulmões , aumentando o risco de câncer . Apesar de descoberto em 1941 , não foi revelada a outros cientistas até 1948 devido a preocupações de segurança nacional.
Os primeiros experimentos

Experimentos com roedores e cães em 1944-1945 testado como de plutónio entra no corpo ( vias de captação ) , a sua distribuição no organismo , os efeitos sobre os órgãos e como ele é retirado do corpo . Os cientistas descobriram óxido de plutónio , especialmente demitido em altas temperaturas , é absorvido pelo corpo ao longo dos anos , rotulou Digite S (lenta) . Nitrato de plutónio , uma forma química solúvel , é absorvido ao longo de dias e foi rotulado Tipo F ( rápido). Outras formas químicas que são absorvidos ao longo de semanas , tal como fluoreto de plutónio , foram marcadas Tipo M. Tipo S plutónio foi encontrado para limpar mais lentamente a partir dos pulmões do que os tipos M e F. Ambos Tipo S e Tipo M plutónio têm uma longa semi- vida ( tempo para metade do elemento ao apodrecimento ) e são retidas no corpo por períodos longos . Mas o elemento realmente foi encontrada a menos altamente tóxico para os seres humanos do que o botulismo , difteria, curare ou estricnina .
Três tipos de plutônio

Type S plutônio , óxido de plutônio , é a forma mais comum do elemento. É praticamente insolúvel , apesar de seu comportamento no organismo depende de como ele é ingerido . Se uma pessoa come ou bebe , uma grande porcentagem será eliminada através do sistema de coleta de lixo normal do corpo . No entanto , se for inalada , tanto quanto 20 por cento a 60 por cento ( dependendo do tamanho das partículas e de outros factores ) será retido nos pulmões . O resto é eliminado dentro de alguns dias . O plutônio que permanece nos pulmões serão eliminados ao longo de vários anos através do sistema do corpo de eliminação de resíduos e de viajar para os nódulos linfáticos e outros órgãos (principalmente ossos e fígado).

Se o elemento entra no corpo através de uma ferida aberta ele pode mover-se directamente nos órgãos , dependendo da sua forma . No entanto, isso é improvável , devido à manipulação remota por braços robóticos e roupas de proteção . Tipo M plutônio , tais como fluoreto de plutônio ou cloreto de plutônio , é moderadamente solúvel e limpa para fora do corpo mais rapidamente.

Tipo F plutônio , nitrato de plutónio , é segunda forma mais comum do elemento. É mais solúvel do que o tipo S. O seu comportamento no organismo é semelhante ao Type S , mas ele limpa para fora dos pulmões mais rapidamente.
Toxicidade

Type S plutônio , juntamente com os tipos de F e M , são tóxicos se ingeridos , mas não mais do que muitos metais pesados ​​, tais como ferro , cobalto , cobre e zinco . Radiação diretor do plutônio vem de " partículas alfa ", que não podem penetrar a pele. A inalação permanece o maior risco . Não é tão perigoso que " uma partícula pode matar. " Outras substâncias naturais são mais tóxicos , como o botulismo , e muitas substâncias podem ser tóxicas se não tratada adequadamente . Usa
comum

Type S plutônio é usado em geradores termoelétricos usado por sondas espaciais que viajam muito longe para utilizar a energia solar , como as sondas Galileo e Cassini para Júpiter. Também é usado em faróis de navegação , satélites e pacemakers .