casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | saúde pública |

Fatores que afetam a exposição à radiação

A exposição à radiação é um tema que pode evocar sentimentos de medo e ansiedade. Cinema e televisão representações muitas vezes pintam um quadro escuro, mas podem representar apenas uma parte da história. As pessoas estão sujeitas a muitas fontes naturais de radiação . Embora não seja necessária a temer toda a radiação , é importante ter respeito por suas propriedades destrutivas. Também é útil para compreender alguns dos fatores que afetam a exposição à radiação. Minimizar a quantidade de tempo que você está exposto a ela e aumentar sua distância da sua fonte. Fontes

Pessoas são bombardeados com radiação natural do solo e espaço exterior. Gás radão é emitido a partir do solo, materiais de construção e água. Outra fonte é a radiação cósmica. Radiação artificiais inclui raios-X, tomografia computadorizada, medicina nuclear e radioterapia. Reatores nucleares dos EUA contribuem normalmente somente quantidades diminutas . As armas nucleares são uma fonte freqüente de radiação artificial.

Tipos

uma onda de rádio , uma luz de fótons visíveis e um de raios gama são todos os tipos de energia eletromagnética. As energias são frequentemente expressos como ondas que se movem ao longo de uma distância . Rádio transmite ondas grandes , desajeitados . Energias no extremo oposto do espectro , como raios-X e raios gama , são altamente energéticos .

É esta diferença que explica por que os raios X e raios gama são capazes de penetrar através da matéria . À medida que a radiação passa através do corpo humano , que pode provocar alterações a ocorrer . O corpo é resistente, e normalmente ele pode reparar a maioria dos danos com efeitos mínimos duradouras.
Exposição

A habilidade do corpo para consertar rapidamente células ou DNA ferido por radiação varia com o tipo de tecido exposto . Células maduras , altamente especializados são menos propensos a sofrer danos permanentes. As células que se dividem rapidamente e metabolizam são mais vulneráveis ​​. É por isso que a radiação é geralmente desaconselhável para mulheres grávidas. A exposição às lentes dos olhos, tiróide , gônadas e seios deve ser reduzida ou evitada. O sangue , a pele eo sistema linfático também são considerados mais suscetíveis do que outros sistemas do corpo .
Proteção

Na medicina, a radiação é usada para combater o câncer e ajudar os médicos a diagnosticar pacientes . No entanto, devido à capacidade de radiação para interromper a função normal do corpo, o objetivo deve ser o de manter os níveis de radiação mais baixa possível . Os médicos devem sempre pesar o risco versus o benefício de realizar um procedimento radiológico. Normalmente, os riscos são baixos .