casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Pesquisa Médica |

Os usos da Tabela Periódica

. A tabela periódica dos elementos foi desenvolvido por Dmitri Mendeleev, um químico russo , e apresentado por ele em 1869 Na época, ele continha 65 elementos dispostos em grade. Os elementos foram , e ainda são, classificados de acordo com certas propriedades e seus pesos atômicos . Por exemplo , os elementos à esquerda da tabela têm pesos atómicos mais elevados do que aqueles no lado direito. A partir de hoje , a tabela periódica contém 112 elementos. Factos básicos

A tabela periódica é a referência mais importante na química . Elementos em que estão dispostas esquerda para a direita na ordem crescente de número atômico (que normalmente corresponde ao aumento da massa atômica ) . As linhas da tabela são chamados períodos . Os mais electrões não são num elemento , menor o período em que se encontra . Além disso , os elementos com propriedades químicas semelhantes para outros elementos estão dispostos na mesma coluna da tabela periódica .
Função

Mendeleev desenvolveu a tabela de tal forma que ele autorizada para os elementos que estavam ainda a ser descoberto . Por exemplo , ele observou lacunas onde os elementos que ainda não foram conhecidos deve ser colocado , com base em suas propriedades químicas e pesos atômicos . Locais ainda estão abertas hoje , ea mesa continua a ser preenchido com novos elementos . Por exemplo, cinco elementos radioativos estão em processo de aprovação.
Use

químicos usam a tabela periódica para organizar e estudar os elementos encontrados no mundo . A tabela dá-lhes informações básicas sobre cada um dos elementos conhecidos , em blocos . Cada bloco da tabela periódica consiste de informação específica relativos a um elemento . Não há símbolo atômico do elemento (como B para o boro ) . Não é o seu número atômico acima do símbolo (no caso do boro , 5) e sua massa atômica abaixo do símbolo (no caso do boro , 10,81 ) . O símbolo atómico é uma ou duas letras que representam o elemento . Esse número atómico é o número de protões em um átomo do elemento , que por sua vez caracteriza o comportamento químico do elemento . Massa atômica de um elemento é a massa total de prótons, nêutrons e elétrons em um único átomo do elemento.

Características

Uma característica importante da tabela periódica é como refere-se a configurações de electrões de diferentes elementos . Por exemplo , a tabela de grupo 18 composto por gases nobres e é composta da coluna do lado direito mais afastado da mesa . Gases nobres são conhecidos por sua falta de reatividade e , portanto, têm uma configuração eletrônica muito estável. Esta configuração consiste em uma camada mais externa cheia de elétrons. Por outro lado , os elementos do grupo 1 da tabela são chamados de metais alcalinos e são mais distante no lado esquerdo da tabela . Eles são conhecidos por ser altamente reativo , porque eles são capazes de perder e ganhar elétrons facilmente.
Outras características

Há uma progressão de metais para não-metais em todo os períodos da tabela . Elementos em grupos de 3 a 12 contêm metais de transição , que são semelhantes uns aos outros . Suas semelhanças incluem valência variável, a capacidade de catalisar ea capacidade de produzir compostos de cores.