casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Pesquisa Médica |

Métodos de Pesquisa Qualitativa para profissionais de saúde

métodos de pesquisa qualitativa avaliar os fatores intangíveis que moldam a experiência individual ea percepção , e fornecer uma rica descrição textual do assunto de interesse , de acordo com a Family Health International. Para os profissionais de saúde , os métodos qualitativos oferecem um meio eficaz de melhores dimensões diferentes compreensão de saúde, doença e cuidado. A pesquisa qualitativa é constituída uma gama diversificada de técnicas para a obtenção e avaliação de dados , no entanto, existem vários métodos que são mais comuns na pesquisa em saúde profissional. Entrevistas

As entrevistas podem ser estruturadas ou não estruturadas . Enquanto uma entrevista estruturada prossegue com um conjunto de questões formais , uma entrevista não estruturada ou aberta permite que tanto o pesquisador e sujeito a improvisar e expandir sobre um determinado assunto , conforme necessário. Na pesquisa em saúde, entrevistas permitem investigadores para coletar informações específicas que geralmente não podem ser obtidas por meio de pesquisas ou questionários . Entrevistas são comumente usados ​​em investigação destinada a coleta de materiais subjetivos, tais como atitudes e crenças .
Etnografia

Também conhecida como pesquisa observação participante , a etnografia é um poderoso metodológica ferramenta utilizada amplamente na pesquisa em saúde . Etnografia exige uma interação constante entre o pesquisador eo sujeito , uma relação que muitas vezes leva meses, se não anos para se desenvolver . O objetivo da etnografia é obter os componentes sutis de uma situação , como as emoções , os pressupostos culturais e experiências de poder e discriminação. Na pesquisa em saúde, a etnografia pode fornecer aos investigadores uma melhor compreensão dos problemas pessoais que cercam a doença e seu tratamento. Etnografia é útil para a compreensão das contradições entre declarações e ações , e ressalta a força do método na quebra de algumas das fronteiras habituais entre o investigador eo objeto.
História de Vida

uma abordagem da história de vida para a pesquisa qualitativa permite que os profissionais de saúde para obter uma melhor compreensão de como uma doença ou exposição tomou forma ao longo da vida de uma pessoa. Este método muitas vezes acompanha a investigação epidemiológica , que acompanha a propagação da doença. A abordagem da história de vida pode ser particularmente útil para a compreensão de doenças compostos e para os pesquisadores interessados ​​em como uma condição de saúde particular afeta diferentes dimensões da vida pessoal e social.
Case Study

Os estudos de caso são um método comum de pesquisa qualitativa utilizada com mais freqüência para comparar diferentes instâncias de uma condição particular. Enquanto histórias de vida examinar todo o curso da vida de um sujeito , estudos de caso tendem a se concentrar mais em um período de tempo limitado . Este método é usado com mais frequência por profissionais de saúde mental , mas também é empregada por médicos e pesquisadores de saúde pública. Realização caso de pesquisa sediada em estudo requer que os investigadores compilar e analisar uma série de casos , a fim de identificar quais os tipos de temas ou variações são associadas a uma determinada condição.
Método misto

a forma mais comum de pesquisa em saúde emprega uma combinação de métodos , tanto qualitativa e quantitativa , de modo a recolher a amostra de dados mais rica e mais descritivo. Usando uma abordagem combinada ou mista método também permite aos pesquisadores melhor validar suas descobertas.