casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Saúde Ambiental |

Como nutrientes pode se tornar poluentes nos corpos de água

? Sobrecarregar o nosso sistema de água com nutrientes pode ser tão prejudicial quanto os outros tipos de poluentes . A atividade humana é responsável pela produção de muitos nutrientes em excesso , o que pode interferir seriamente com o equilíbrio normal dos ecossistemas aquáticos . Ciclo da Água

Toda a água na Terra é constantemente ciclismo através de lagos, córregos, oceanos ea atmosfera . Isto significa que os nutrientes transmitidas pela água também viajar, e pode acabar longe do seu ponto de partida.
Papel dos nutrientes

Corpos de água precisam de nutrientes para sustentar a vida , e existem em um equilíbrio estável onde os nutrientes estão presentes apenas nos níveis necessários. No entanto , as atividades humanas resultam em grandes quantidades de excesso de nutrientes , o que pode facilmente encontrar o seu caminho no sistema de água.

Fontes de nutrientes em excesso

excesso de nutrientes pode vir de fertilizantes em metros ou fazendas , esgoto , as operações de gado , queima de combustíveis fósseis ou produtos químicos usados ​​. Os dois principais nutrientes que criaram historicamente problemas são o nitrogênio eo fósforo .

Problemas causados ​​pelo excesso de nutrientes

uma sobrecarga de nutrientes cria o crescimento excessivo . Algas exposto a uma alta carga de nutrientes crescer vigorosamente e completar seu ciclo de vida rapidamente. Um lago cheio de algas mortas terá teor muito baixo de oxigênio , pois o oxigênio é consumido como as algas se decompõe. Isso pode causar outros organismos a morrer , criando um lago ou lagoa que se engasgou com material morto .
Efeitos a longo prazo

Com o tempo, um lago ou lagoa que está recebendo grandes doses de nutrientes podem preencher completamente com a matéria morta e apodrecida . A água não pode mais manter o equilíbrio adequado de nutrientes para suportar a vida. Isso diminui o habitat de organismos que vivem de água. Algumas espécies de algas que se proliferam quando o excesso de nutrientes estão presentes emitem toxinas nocivas que podem afetar não só um determinado corpo de água, mas também os ecossistemas próximos.

Estratégias para a Prevenção

A prevenção é difícil, já que as atividades que geram excesso de nutrientes são generalizadas. No entanto, a criação de buffers entre escoamento contaminado e corpos d'água cristalinas é útil. Utilizando baixos níveis de fertilizantes e detergentes sem fosfatos também pode ajudar a reduzir as cargas de nutrientes. O tratamento adequado da água é outro passo importante .