casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Saúde Ambiental |

Agudas Efeitos de Radiação

exposição à radiação aguda (levando à síndrome de radiação aguda) envolve a exposição de corpo inteiro para uma alta dose de radiação dentro de um curto período de tempo. Doença da radiação aguda pode ser fatal , mas, em casos de exposição abaixo dos 5 Gy ( 500 reais ) , o tratamento médico muitas vezes pode salvar a vida de uma pessoa. Os efeitos variam de problemas gastrointestinais, como vômitos e diarréia a convulsões e infecção. Tipos de exposição

Muitos sobreviventes dos bombardeios nucleares de Hiroshima e Nagasaki , em 1945, mostrou sinais de síndrome de radiação aguda, que é quando esse distúrbio foi descoberto pela primeira vez . Durante a Guerra Fria , quando os Estados Unidos ea União Soviética estavam realizando primeiro teste nuclear , a exposição acidental levou a doença de radiação aguda, e às vezes morte . Por exemplo , os pescadores japoneses no " Lucky Dragon ", em 1954 foram expostas à precipitação a partir do primeiro teste da bomba de hidrogênio. Tudo ficou doente , e um homem acabou morrendo . Durante a explosão na usina nuclear de Chernobyl , em 1986 , os trabalhadores nucleares e as pessoas que responderam imediatamente à emergência recebeu a exposição à radiação aguda. Radiação recebida durante os tratamentos médicos ou exames médicos não é suficiente para induzir a doença de radiação aguda.
Quantidade de exposição

A menos de 2 Gy (200 reais ) , a maioria das pessoas vai se recuperar sem tratamento médico . Entre 2 e 5 Gy ( 200-500 reais ) , o tratamento médico é geralmente necessária para garantir a sobrevivência . Para as exposições com mais de 10 Gy ( 1.000 reais ) , é altamente improvável a sobrevivência de uma pessoa. A quantidade de tempo que leva para que uma pessoa se recuperar ou a morrer a partir de uma dose elevada , de corpo inteiro de radiação depende da quantidade de exposição ; pode variar de horas a meses.

Estágios de Radiação Doença

Há quatro estágios da doença de radiação aguda. Durante a primeira fase , a pessoa geralmente sofre de náuseas, vômitos e diarréia. A segunda fase é conhecida como um período de latência , porque a pessoa é livre de sintomas e começa a se sentir melhor. Na terceira etapa , os sintomas iniciais voltará , além de perda de cabelo , convulsões e lesões cutâneas . Em casos graves , a pessoa irá experimentar infecção e uma perda de controlo do motor . Sobrevivendo a terceira fase leva à quarta fase , de recuperação.

Body Systems afetados

Enquanto o coração é bastante resistente à exposição à radiação , radiação em altas doses tem efeitos ruinosos em outras partes do corpo . A radiação mata estaminais e células brancas do sangue , bem como a medula óssea . A infecção é um perigo para as pessoas que sofrem de exposição à radiação aguda. Uma exposição extrema à radiação também pode destruir o revestimento mucoso do estômago , o que leva a problemas gastrointestinais , mas também pode causar sépsis . A radiação também é prejudicial para o sistema nervoso central, resultando em lesões vasculares , edema cerebral ( inchaço do cérebro ) ea morte de neurônios no cérebro.
Tratamento

Tratamento pode incluir sedativos para convulsões , medicamentos para combater vômitos e diarréia , bem como fluidos e eletrólitos . Um antibiótico pode ajudar a combater a infecção , uma vez que o sistema imunológico do corpo pode ser enfraquecida a partir de exposição à radiação. Em casos graves , os médicos podem tentar o transplante de medula óssea e múltiplas transfusões de sangue.