casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Saúde Ambiental |

Os efeitos da exposição à radiação

Todos os dias de nossas vidas estamos expostos à radiação . A maior parte desta radiação provém de fontes naturais --- cerca de 82 por cento de acordo com a Comissão Reguladora Nuclear --- e vem em pequenas doses que não merecem muita preocupação. Além disso , a exposição a algumas fontes artificiais de radiação, como raios-X médicos , também não é motivo de preocupação. O corpo humano é capaz de lidar com estas doses pequenas . Súbita exposição a grandes quantidades de radiação ou exposição prolongada a quantidades moderadas de radiação , no entanto, pode causar sérios problemas de saúde. Radiação afeta as pessoas de forma diferente com base em uma variedade de fatores. Efeitos Gerais

radiação é prejudicial para as células vivas . Após ter evoluído no planeta , onde a radiação é predominante , no entanto , o organismo humano é capaz de reparar o dano causado por radiação . Pequenos , breves exposições a radiação vai matar as células , mas milhões de células morrem em um corpo saudável todos os dias já . Um pouco mais perdido não terá um efeito adverso. Altas doses de radiação sobrecarregar o corpo, destruindo as células mais rápido do que o corpo pode reparar o dano. Doença ou morte pode resultar. Baixas doses de radiação pode ser perigoso, porque , em vez de destruir as células , causam danos aos componentes celulares como DNA , o que pode levar a efeitos adversos.
Dose Grande

grande dose de radiação, do tipo que viria da precipitação a partir de uma bomba nuclear ou a partir de uma fusão do reator, pode levar à doença da radiação . Esta condição, chamada Síndrome Aguda da Radiação (ARS) , irá ocorrer , de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças , somente se todas as seguintes condições: a dose foi elevada, a radiação era capaz de penetrar para os órgãos internos , a radiação mais afectada do corpo e a exposição ocorreu rapidamente , geralmente dentro de poucos minutos . Desastres como o colapso do reator de Chernobyl , em 1986, e as duas bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki em 1945 produziu ARS em suas vítimas. ARS também pode resultar da exposição à radiação medicinal.

Os primeiros sintomas da ARS são vômitos , náuseas e diarréia , de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças . Estes podem durar de poucos minutos a vários dias . Depois disso, a pessoa começa a sentir-se melhor antes de ter uma recaída em um estágio de doença grave. Esta fase da doença podem incluir perda de apetite, fadiga , febre, náuseas , vômitos, diarréia e, possivelmente, até mesmo convulsões e coma, e pode durar de horas a meses. A morbidade dos ARS depende da gravidade e da duração da exposição inicial . A maioria das pessoas que morrem de ARS morrer de infecção e hemorragia interna causada por danos na medula óssea.

Em ensaios de laboratório em animais de laboratório , altas doses de radiação causaram mutações , de acordo com o Conselho Regulador Nuclear, mas não tendências semelhantes foram observadas nos filhos dos sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki.
sustentado Pequenas doses

de acordo com o Conselho Regulador Nuclear , os dados sobre os efeitos de pequenas doses , sustentados de radiação são inconclusivos. Enquanto as grandes exposições foram mostrados para aumentar o risco de desenvolver câncer , os estudos sobre a exposição pequena dose não mostram uma relação causal conclusiva. No entanto, o Conselho Regulador Nuclear e da comunidade científica internacional maior supor que a exposição à radiação de baixa dose pode causar câncer ou outros riscos à saúde . O NRC e outras organizações estabeleceram directrizes de exposição seguros , elaborado ao longo de estimativas conservadoras de tolerância e efeito , por local de trabalho e segurança pública.
Risco para nascer Crianças

De acordo com o CDC , os bebês ainda não nascidos são especialmente suscetíveis à exposição à radiação, particularmente durante os primeiros estágios da gestação. À medida que a gravidez avança , a criança se torna cada vez mais resistentes à radiação . Por outro lado, durante as primeiras 15 semanas de gravidez, a exposição à radiação pode levar a defeitos de nascimento e um risco maior de desenvolver câncer mais tarde na vida , mesmo em níveis que não terá qualquer efeito visível sobre a mãe . Sua posição dentro do útero da mãe protege parcialmente a criança da exposição à radiação ; ele não vai receber a mesma dose de radiação de fontes externas que a mãe vai . Se a mãe acidentalmente ingere ou inala material radioactivo , esta vai ser transferido para o bebé , através da corrente sanguínea . O CDC aconselha mulheres grávidas que estão preocupados com a exposição à radiação para seus filhos nascituros a procurar aconselhamento médico .

Fontes de exposição

A grande maioria das fontes de radiação qualquer um de nós vai encontrar em nossas vidas não são susceptíveis de causar algum dano grave. Com a exceção de mulheres grávidas , não há motivo para se preocupar com exposições de doses baixas , como raios- X médicos. Fontes de extremamente altas doses de radiação , tais como armas nucleares e do colapso de usinas nucleares , têm sido raras ocorrências da história. A fonte mais provável de exposição à radiação , que terá um efeito perceptível sobre um ser humano virá na forma de tratamento de radiação medicinal.