casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Saúde Ambiental |

Efeitos nocivos da Radon

O radônio elemento radioativo pode causar câncer de pulmão e outras doenças respiratórias . Na forma gasosa , é incolor e inodoro . Formas de radônio quando o elemento urânio radioativo quebra. Radon pode entrar em uma casa , movendo -se através do solo e através das rachaduras na fundação. Ele também pode contaminar água de poço. Esforços devem ser feitos para ventilar adequadamente uma casa se níveis elevados de radônio estão presentes para reduzir o risco de danos a partir do gás . Câncer de Pulmão

exposição ao radão é a principal causa de câncer de pulmão em pessoas que não fumam . É a segunda causa de cancro em geral . De acordo com a EPA , cerca de 20.000 pessoas morrerão de câncer de pulmão causado pelo radão nos Estados Unidos anualmente. O risco de contrair cancro do pulmão de radônio aumenta se a pessoa fuma . Por exemplo, se o nível de radônio é de 4 Curie pico por litro ( PC /L) , o nível de acção para o radão , o risco de contrair câncer de pulmão é de 7 em 1000 para uma pessoa que nunca fumou . No entanto, se uma pessoa fuma , o risco torna-se 62 em 1000 .
Outras doenças respiratórias

exposição prolongada ao radão tem sido associada a outros problemas respiratórios , incluindo enfisema e fibrose pulmonar . O enfisema é uma condição de doença pulmonar obstrutiva crônica que faz com que os sacos de ar nos pulmões para se tornar inflamado e perde elasticidade. Enfisema torna a respiração difícil. A fibrose pulmonar também torna a respiração difícil, devido a danos aos sacos de ar que provoca cicatrizes e endurecimento do tecido .

Efeitos teratogênicos

exposição a altas doses de radônio tem sido associada a efeitos teratogénicos ( anormalidades de embriões ) . Radon no sangue da mãe pode passar para o feto. Os efeitos sobre a criança variar dependendo do que fase da gravidez a mulher está dentro Se a criança ainda é um embrião e está exposta ao radão , a exposição à radiação alfa vai matar o embrião. Exposição depois da gravidez não pode matar o feto, mas pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro , causando retardo mental.