casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Saúde Ambiental |

Superfície de Recursos Hídricos

recursos hídricos de superfície descrever corpos superficiais de água presente em uma área designada , incluindo lagos, rios , córregos, lagoas , riachos, estuários e qualquer outro corpo de água doce. Recursos de água salgada superficiais , como oceanos e baías , geralmente não são incluídos na contagem de recursos hídricos superficiais , como a água salgada tem menos usos como um recurso , assim como recursos de água doce congelados , como as geleiras são geralmente excluídos devido às dificuldades de acesso. Recursos hídricos de superfície , portanto, são um recurso extremamente escasso em escala mundial - menos de 1 por cento do total dos recursos globais de água , de acordo com as Nações Unidas - um fato que determina uma gestão cuidadosa que leva em conta cada utilização possível dos recursos . Água potável e uso doméstico

Talvez o uso mais importante dos recursos hídricos de superfície, água e água para uso doméstico potável , tanto vitais para a sobrevivência humana e saneamento, são muitas vezes tirados a partir de recursos hídricos superficiais . Embora as águas subterrâneas também é uma fonte de água potável , a facilidade de canalização de água de superfície , contra bombeamento de águas subterrâneas , muitas vezes torna-se água potável mais acessível. Claro, a preservação dos recursos de água potável requer manutenção de sua pureza e qualidade, alcançado tanto por proteger a água de superfície a partir de descargas poluentes e proteger as zonas húmidas e florestas. Estes ecossistemas naturalmente purificar a água e manter o solo da erosão em corpos de água.
Irrigação

algumas áreas agrícolas selecione precipitação por si só pode efetivamente manter culturas . No entanto , a maioria das áreas agrícolas exigem irrigação ou fazenda adicional operadores optar por instalar irrigação para aumentar a segurança , porque a precipitação sazonal varia. Tal como acontece com a água potável , a água subterrânea é muitas vezes usada para irrigação , mas a fácil acessibilidade de água de superfície torna a opção desejável e eficaz em termos de custos , especialmente em áreas em crescimento, com pouca infra-estrutura . Manejo da água de irrigação , no entanto, requer um planejamento cuidadoso , principalmente porque a água de irrigação é de maior demanda durante períodos de seca , quando os corpos de água têm os mais baixos fluxos. Uma série de opções políticas existem para gerir estas questões no uso da água na agricultura , incluindo o sistema de cotas, taxas de água e campanhas para fazer investimentos em irrigação mais eficiente.
Geração de Energia e Indústria

água é um recurso valioso em vários processos industriais , de arrefecimento e de limpeza para usar como material de fabricação de líquidos e géis . A água de superfície também pode ser usado como agente motriz para hidrelétricas , transformando turbinas para gerar energia elétrica. A água utilizada nestes processos , no entanto , muitas vezes tem de ser barrado , transportados ou submetidos a processos que afectam a sua pureza . Como resultado, a gestão dos recursos hídricos de superfície para explicar usos industriais requer um sistema regulador que protege o recurso e os direitos dos usuários e os agricultores a jusante
Outros Usos: . Transportes , Valor Cultural e Recreativa

Como parte integrante da paisagem de superfície, corpos d'água superficiais também têm uma série de usos sociais . Ao longo da história , os corpos de água têm sido utilizados para o transporte, exigindo menos uso de energia em alguns casos do que terra ou transporte aéreo. Não é de surpreender , dada a sua enorme importância para a sobrevivência humana , alguns corpos de água, como o rio Ganges , na Índia , também têm ritual importante e funções culturais emblemáticos , operando como um recurso cultural importante para os membros de certos grupos ou religiões. Mesmo em tradições seculares , além disso, corpos de água são frequentemente utilizados como espaços de recreação pública e privada. Qualquer esquema de gerenciamento de recursos hídricos superficiais precisa levar esses valores sociais na alocação de recursos para vários usos , a fim de maximizar os benefícios sociais.