casa | | Informação em Saúde >  | saúde mental | esquizofrenia |

Eficácia das abordagens psicológicas à psicose

Psicose ocorre quando uma pessoa perde o contato com a realidade. Os sintomas de psicose incluem alucinações (ver algo que não está lá) ou delírios ( crenças falsas sobre situações específicas ) . Psicose é frequentemente causada por uma doença mental , como a esquizofrenia , mas também pode ser desencadeada por algumas drogas , álcool ou uma condição fisiológica , como a epilepsia . Quando as drogas antipsicóticas são a primeira linha de tratamento para a psicose , as abordagens psicológicas , sob a forma de diferentes tipos de terapia pode ser terapias eficazes complementares . Terapia Cognitivo Comportamental

Segundo o pesquisador Phillippa A. Garety na edição de outubro 2003 "World Psychiatry ", terapia cognitivo-comportamental (TCC ) é uma abordagem psicológica eficaz para o tratamento da psicose. A terapia cognitiva é uma abordagem directiva que incide sobre a relação entre crenças e comportamentos de uma pessoa. Porque as pessoas com psicose muitas vezes baseiam seu comportamento em falsas crenças , CBT ajuda pessoas com psicose compreender as suas próprias crenças e comportamentos e aumentar a compreensão de seus sintomas. CBT também envolve a prática de novos comportamentos e respostas , dando à pessoa a capacidade de obter maior controle sobre a sua doença e solidificar o que é aprendido em tratamento.
Terapia Familiar

Família intervenções podem ajudar tanto o indivíduo e sua família a lidar com a psicose . Famílias que incluem uma pessoa com um transtorno psicótico , muitas vezes lidar com muito medo e estigma relacionado à doença. Terapia dá membros da família um lugar para expressar seus medos e aprender a lidar com o estigma social associado com a psicose . Ela também ajuda -los a lidar com as lutas do dia- a-dia que vêm com ter um membro da família com a psicose . Por exemplo, os membros da família aprendem a identificar as circunstâncias que desencadeiam um clima psicótico para o indivíduo, e como diminuir esses gatilhos .

Psicoeducação

Indivíduos com psicose , bem como suas famílias , beneficiar de intervenções psicológicas que incluem a psicoeducação . A psicoeducação envolve o fornecimento de informações sobre a psicose, o que é, o que ele faz e quais os tipos de tratamento estão disponíveis. Boa psicoeducação é eficaz em ajudar as pessoas a se sentir menos sozinhos ou isolados em suas experiências de psicose e aumenta os sentimentos de esperança e auto-eficácia.

Considerações

Para as pessoas com co ocorrem distúrbios , diferentes abordagens psicológicos podem ser necessários . Por exemplo, para uma pessoa com a esquizofrenia e transtorno de abuso de substâncias, uma combinação de medicamento antipsicótico , terapia familiar , terapia cognitivo-comportamental e entrevista motivacional ( uma terapia eficaz abuso de substâncias ) funcionam melhor . Abordagens psicológicas específicas podem também variar dependendo da fase da psicose . Fases variar de ter pensamentos e idéias pré- psicóticos para full-blown ou psicose de alto risco para a recuperação pós- psicótico. Por exemplo, um breve curso de terapia CBT em combinação com o tratamento medicamentoso pode ser mais eficaz para uma pessoa na fase inicial de psicose.