casa | | Informação em Saúde >  | saúde mental | Lidar com a Doença Mental |

Pontos fortes da Teoria Social Cognitiva

Teoria Social Cognitiva do psicólogo Albert Bandura propõe uma inter-relação dinâmica entre a personalidade de um indivíduo , meio ambiente e comportamento. Esta relação é conhecida como determinismo recíproco e diz que as pessoas são os produtos e os produtores de seu ambiente. Além disso, a teoria social cognitiva postula que as pessoas aprendem principalmente pela observação do comportamento e desenvolvimento de expectativas sobre os resultados de tal comportamento, e que através de um processo de auto -regulação e auto - restrição , eles podem modificar o seu comportamento através de auto-eficácia. Reasonable Viewpoint ainda dinâmico

Teoria Social Cognitiva enfatiza a composição dinâmica dos indivíduos e não simplesmente afirmam que as pessoas são completamente sujeitos racionais independentes , completamente determinados por fatores pessoais ou produtos simples de seu condicionamento ou ambiente . Em vez disso , a Teoria Social Cognitiva abre um terreno comum razoável , concentrando-se na inter-relação desses fatores.

Conceitos aplicáveis ​​

Conceitos como auto-eficácia, aprendizagem por observação e determinismo recíproco são facilmente aplicáveis ​​à execução no mundo real. Por exemplo, se uma pessoa está aconselhando as pessoas sobre os seus padrões de comportamento anti-social , o conceito de auto-eficácia fornece um meio para que eles reflitam sobre si mesmos e auto-regular os aspectos negativos do seu comportamento.

universalizado facilmente

Porque Teoria social Cognitiva enfatiza o papel que a observação e os ambientes têm no comportamento aprendido , ele facilmente permite a análise cross- cultural. Ele não faz julgamentos sobre a moralidade ou valores, mas em vez disso procura entender como certos códigos morais, comportamentos e valores são aprendidos e fornecer um quadro para a compreensão de como certos tipos de comportamento pode ser mais aceitável em determinadas situações ou culturas do que outros.

Potencial

Teoria social Cognitiva interdisciplinar
tem implicações para campos abrangendo toda as ciências sociais e serviços de saúde mental. Pode ser aplicado em áreas acadêmicas, como a antropologia, a sociologia ea psicologia. Além disso, a teoria fornece informações importantes para aqueles que trabalham em áreas como a psicologia clínica, trabalho social ou terapia ocupacional.
Evolving Teoria

Teoria Social Cognitiva surgiu de teoria da aprendizagem social , em 1962 , que se baseou fortemente em modelos comportamentais de reforço positivo ou negativo para explicar os padrões de aprendizagem. Desde então , tem sido continuamente mudando de acordo com novas informações e experimentação e tem sido associada com uma variedade de outros teóricos proeminentes como Walter Mischel .