casa | | Informação em Saúde >  | saúde mental | Lidar com a Doença Mental |

Teoria da Adaptação Cognitiva

The Theory of Cognitive Adaption trata de um dos mecanismos de defesa do psiquismo humano . Em geral , esta teoria procura encontrar como os seres humanos lidam com eventos ameaçadores ou traumáticos em seu passado. Adaptação cognitiva é o meio pelo qual os seres humanos " saltar para trás " de eventos negativos em seu passado. Características

O artigo seminal sobre esta teoria foi escrito por Shelley Taylor em 1983. Este tem sido o artigo fundamental para todas as outras abordagens para essa teoria desde aquela época . As características de adaptação cognitiva são três: a busca de sentido , a tentativa de recuperar o domínio sobre a própria vida e, finalmente , a re- criação de auto-estima após o evento problemático
Função
.

Esta teoria é sobre a reconstrução após o trauma. As características da teoria , todos têm a sua função específica. Depois de uma experiência ruim, a psique humana , naturalmente, procura encontrar significado, isto é, ver o bem em caso negativo , para ver o que se aprendeu com ele. Isto é pensado para ser um meio de superação de todas as cicatrizes que derivam do evento. Recuperando o domínio é uma tentativa de estruturar a vida , de modo a evitar o evento volte a acontecer . Finalmente, a recriação de auto-estima é o processo de reconstrução . Muitas vezes , a psique procura " embelezar " a si mesmo no processo de reconstrução de uma auto-imagem positiva após um evento traumático ou de outra forma inquietante.
Significado

Em última análise , esta teoria é sobre a sobrevivência humana e auto-defesa psíquica. Especialistas como Taylor reduziu todos estes mecanismos como ilusão. Estas ilusões não são ilusões. A ilusão de domínio ou de auto- estima é uma ilusão funcional em que é necessário para a psique para se reconstruir e reajustar a sua vida após um evento traumático. Ilusão, portanto, é necessário para uma vida psíquica saudável.

Considerações

não é preciso tomar posição extrema de Taylor de que a tentativa da psique para se reconstruir é puramente ilusão , ainda que positivo. Pode-se ter uma visão mais moderada , como a vista " escolha racional " , que o processo de reconstrução é um meio racional de fazer uso de um dos recursos internos para se recuperar e reconstruir. Muitos dos que saíram de uma situação traumática procuram ressaltar seus pontos positivos , como meio de reconstrução , mas isso não implica que essas características são ilusórias ou mesmo exagerado. Implica apenas que o indivíduo é racionalmente tomar algum controle sobre sua auto-imagem .

Benefícios

Esta teoria mostra a capacidade de resistência da psique humana e os mecanismos de sobrevivência construídas em lo . Para Shelley , a criação da ilusão benéfico é a prova deste mecanismo de sobrevivência . Em sua opinião , a mente humana não voluntariamente criar esse engano , mas automaticamente ele aa significa manter a pessoa em sã consciência .