casa | | Informação em Saúde >  | saúde mental | Lidar com a Doença Mental |

Atividades Sensoriais para Adultos

atividades sensoriais são mais comumente usadas para tratar indivíduos com distúrbios do processamento sensorial , incluindo muitos pacientes com autismo , no entanto , as atividades sensoriais também estão se tornando mais comum para tratar a doença de Alzheimer e demência pacientes. Muitas atividades sensoriais foram desenvolvidos com crianças em mente , e enquanto algumas dessas atividades são adequados para os adultos, é importante não utilizar atividades que podem parecer muito infantil quando se trabalha com pacientes adultos. Ouvindo

Muitos adultos que têm dificuldade de processamento de sons pode encontrar ruídos relativamente tranquilos perturbador e agravante. Terapia do som pode ser usado para ajudar a reduzir o estresse e ajudar os adultos com distúrbios sensoriais para tolerar melhor os sons. O primeiro passo é o de determinar que soa o paciente encontra agradável . Muitas vezes, os sons naturais , como a água ou o canto dos pássaros correndo funcionar bem . Música suave também pode ser utilizado . Tenha pacientes ouvir os sons naturais ou música em horários regulares durante o dia ou como parte de um tratamento de terapia sensorial maior. Aos poucos, construir sobre os sons que o paciente está familiarizado com a ajudá-los a se acostumar com outros sons.

Avistar

Atividades usando o sentido da visão pode ser tão simples como com pacientes olhar para amostras coloridas de tecido ou pedaços de papel colorido . Fotografias simples também podem ser usados ​​. Vídeos de ambientes naturais ou animais também podem funcionar bem como atividades visuais. Ao usar imagens, evitar padrões que são muito ocupados ou imagens que são muito complexas , pois isso pode ser demais para um paciente , especialmente um paciente com doença de Alzheimer ou demência , para processar .
Cheiro

difusores Aroma funcionam bem para ajudar os pacientes a experimentar cheiros diferentes e pode ser usado para tratar o estresse. Se possível, ter pacientes ajudar com um simples cozimento ou atividade de cozinha para ajudá-los a experimentar diferentes aromas alimentares, tais como baunilha, frutas cheiros e especiarias. Se as atividades de cozinha não são possíveis, tenho pacientes odores relacionados com os alimentos diferentes amostras , tais como baunilha, menta, laranja, café e chás aromatizados , bem como aromas , como pó e perfume.
Taste of

Muitos indivíduos com transtorno de processamento sensorial são comedores picky , embora na maioria dos casos, a sua pieguice se deve mais à textura dos alimentos do que o gosto . Atividades de gosto pode ajudar esses pacientes se acostumar com diferentes gostos e diferentes alimentos . Comece com uma atividade simples , onde os pacientes gosto na forma líquida algumas gotas de diferentes gostos , como água com açúcar, suco de limão, chá e café. Têm os pacientes descrevem o sabor , e se possível identificá-lo . Jogue um jogo de teste de gosto , onde os pacientes estão com os olhos vendados e deve identificar diferentes alimentos pelo sabor .
Toque

Para pacientes com transtorno de processamento sensorial, o toque é muitas vezes um problema sério. Já os pacientes trabalhar com diferentes atividades que os obrigam a usar suas mãos e ter contato com diferentes texturas e materiais. Já os pacientes praticam levantamento de pesos pequenos . Tente ter pacientes se sentar em uma grande bola de equilíbrio ou uma grande almofada. Esfregue diferentes loções ou óleos de massagem em uma pele dos pacientes , que também pode incorporar o sentido do olfato. Permitir que os pacientes a usar uma máquina de massagem nos pés , primeiro permitir que eles se acostumem com a máquina ea experiência sem ligá-lo. Quando os pacientes são usados ​​para a experiência , ativar o recurso da máquina de vibração .