casa | | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde das mulheres |

A medicalização da menopausa

O termo " medicalizar " descreve um processo em que uma condição ou comportamento é torna-se aceito ", como merecedor de ou apropriado para o tratamento médico ", segundo a Casa Dicionário aleatório (2009). Começando na década de 1960 e acelerando na década de 1980 , a menopausa começou a ser visto não como uma parte natural da vida de uma mulher , mas como uma deficiência que necessário fixação . Parecia que o aumento dos níveis de estrogênio tornou-se uma cura para todos os problemas de uma mulher como ela envelheceu . História

Menopausa foi reconhecida como uma parte da vida do sexo feminino , pelo menos, desde os gregos antigos. Aristóteles escreveu sobre a menopausa. A própria palavra vem do grego , "homens" por mês , e ' pausis ' para pausa. Parece ter sido considerada como uma progressão natural. Mas por volta do século XVII, as coisas pareciam ter mudado. Embora não haja muitos escritos relacionados com a menopausa, as que existem parecem ter tomado um rumo mais negativo. Menstruação foi alternadamente visto como um bem positivo que livrar o corpo de ' maus humores ' que foram pensados ​​para causar a doença , ou como o próprio mal que causou nenhum fim de outros problemas , que vão desde a pele ruim a insanidade. A menopausa é apenas uma extensão da doença.
Primeiros tratamentos

No século XVIII, o pensamento médico sobre a menopausa era um espelho dos preconceitos sociais da época. As mulheres camponesas foram pensados ​​afetado pela menopausa , mas a mulher de classe alta foi considerado sensível, refinada e precisa de ajuda. Uma vez que acreditava-se que a menstruação limpa o corpo de toxinas , as mulheres foram , por vezes, tratadas com sanguessugas ou flebotomia quando a menstruação diminuiu . Médicos parecia ver a menopausa como um problema que precisava ser corrigido , e não uma parte natural da vida .

E enquanto sanguessugas saiu de moda , essa percepção da menopausa permaneceu , embora houvesse alguns tratamentos. Na década de 1960 , no entanto, a terapia de reposição hormonal (TRH) começou a tornar-se mais comuns, e na década de 1980 , a HRT foi rotineiramente prescrito para as mulheres , logo que chegaram a menopausa , mesmo que apenas sintomas leves foram relatados. As empresas farmacêuticas comercializadas HRT longo prazo usar não só para o alívio temporário dos sintomas, mas como uma forma de evitar novos problemas de saúde no futuro. HRT foi a nova maravilha de drogas para as mulheres.

Benefícios

Uma série de estudos tinha encontrado HRT um tratamento útil para os sintomas temporários associados à menopausa , incluindo afrontamentos , suores nocturnos e secura vaginal . Estas vantagens estão associadas com a curto prazo e utilização temporária , que é considerada a menos de cinco anos. Há também estudos que mostraram HRT longo prazo para ser benéfico na preservação da massa óssea , o que poderia torná-lo útil para mulheres com osteoporose.
Riscos

Em 2002 , a comunidade médica ficou chocada quando o Instituto Nacional de Saúde anunciou que eles estavam parando um ensaio clínico de medicamentos de THS. As drogas que estão sendo testadas estrogênio combinado e progesterona , rotineiramente descritos a menopausa , desde meados dos anos 1980. Projetado para determinar os benefícios e riscos de tal terapia , especialmente na prevenção de doenças cardíacas , o estudo revelou que, longe de riscos -pesado os benefícios.

Mulheres em TRH por mais de cinco anos têm um risco 41 por cento maior de acidente vascular cerebral . Há um 29 por cento maior risco de ataques cardíacos e um duplo risco de coágulos sanguíneos , juntamente com um risco 22 por cento maior de doença cardiovascular. Há também um 26 por cento maior risco de câncer de mama com o uso da TRH a longo prazo.

Considerações

com o que é conhecido a partir da pesquisa de hoje, é importante que mulheres na menopausa discutir opções de tratamento com seus médicos . Mulheres que têm poucos ou nenhum sintoma pode optar por renunciar inteiramente tratamento , uma vez que os principais benefícios da TRH parecem estar em aliviar os sintomas em uma base de curto prazo. HRT longo prazo só deve ser realizada após uma reflexão séria sobre os riscos associados .