casa | | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Saúde do Adolescente |

Sobre o Desenvolvimento Moral de Adolescentes

Adolescentes estão em uma espécie de limbo entre a infância ea idade adulta. Em 2005, o Dr. Ruben Gur , professor de psicologia da Universidade da Pensilvânia, escreveu: "A evidência agora é forte de que o cérebro não deixa de amadurecer até o início dos anos 20 . " Os adolescentes ainda estão em processo de ganhar controle sobre os processos cognitivos que moldam qualquer definição razoável de moralidade , incluindo " impulsividade , julgamento, planejamento para o futuro [ e ] previsão das consequências. " Desenvolvimento moral do adolescente não é apenas uma preocupação para pais e educadores , mas para o sistema de justiça criminal , cientistas e terapeutas. Definição

Embora existam muitas interpretações do que "desenvolvimento moral " é , as teorias influentes apresentadas por psicólogos Jean Piaget e Lawrence Kohlberg supor que a moralidade vai além adesão às normas e convenções sociais. Professor Larry Nucci , da Universidade de Illinois, em Chicago define moral como " um de conceitos, raciocínio e ações que dizem respeito ao bem-estar , direitos e igualdade de tratamento das pessoas . " Pessoas que preferem não roubar ou assassinato por medo de serem pegos e punidos não está fazendo uma escolha moral. Pessoas que vêem tais atividades como "errado ", independentemente de leis ou convenções sociais são guiados pela moralidade .
Teorias

Piaget identificou quatro estágios de desenvolvimento cognitivo , com a final fase , " operações formais ", que ocorre na adolescência. Indo além da fase de " concreto " em que se desenvolvem a capacidade de raciocinar e pensar abstratamente sobre objetos sólidos e realidade observável , adolescentes são capazes de pensar em termos puramente abstratos , tendo vários pontos de vista em consideração.

Kohlberg expandida na obra de Piaget e teorizou seis estágios de desenvolvimento moral , com adolescentes cair em algum lugar dentro da terceira e quarta etapas. Na Fase 3 , "Boas Relações Interpessoais ", um senso de certo e errado é baseado no que é melhor para os jovens realmente sabem --- familiares, amigos e membros de suas comunidades locais. No estágio 4 , eles pensam de forma mais ampla em termos da sociedade como um todo. Sua moral ainda está vinculado às leis e normas sociais , mas eles têm uma compreensão mais sofisticada de por que essas leis e normas são importantes.
Biologia

Enquanto adolescentes podem ter acesso ao nível de moralidade Kohlberg e Piaget descreveu , as descobertas de pesquisadores do cérebro põe em causa se ​​é ou não é razoável esperar que os adolescentes para atuar de forma consistente em seu senso de moralidade. Em 2004, a American Bar Association informou sobre a pesquisa do cérebro colaborativo feito por cientistas da Harvard , UCLA e do Instituto Nacional de Saúde Mental. Eles descobriram que o lobo frontal passa por mais mudanças na adolescência do que em qualquer outra fase e "não está feito está sendo construído ainda, " de acordo com NIMH pesquisador Jay Giedd . Além disso, a ABA observa que as mudanças hormonais causam transtornos emocionais que podem substituir o raciocínio moral e levam a comportamentos de risco. Fatores
social

professor de psicologia Dartmouth College Abigail A. Baird escreveu em 2006 que o desenvolvimento moral dos adolescentes depende de sua capacidade de processar e assimilar informações de suas interações com seus pares. Enquanto alguns teóricos argumentam que os pares são mais influência no desenvolvimento moral dos adolescentes do que os pais , Baird sugere que o papel dos pais muda, mas não diminui . Peers são adicionados ao complexo processo de evolução vista moral do adolescente , mas os pais continuam a ajudar a moldar -lo.
Educação

Dr. Baird observa que palestras unilaterais sobre moralidade têm pouca influência sobre os adolescentes . Kohlberg defendia um método socrático de promover o desenvolvimento moral , em que os educadores colocam dilemas morais e pedir aos alunos para resolvê-los. Quando o aluno dá uma resposta com base em seu nível de raciocínio moral , o professor fornece mais informações que complica o problema e cria um conflito para o aluno , que só pode ser resolvido por um maior nível de raciocínio moral.