casa | | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Abuso de Substâncias |

Dizer a uma criança sobre um pai viciado

Embora seja difícil dizer a uma criança o seu pai é viciado em uma determinada substância ou comportamento , mantendo o segredo pode causar mais danos do que dizer a verdade. As crianças podem dizer quando algo está errado, por não ser adiantado você corre o risco de a criança assumindo o problema está dentro . Quando dizer a uma criança sobre o seu pai, manter a estabilidade mental e emocional a sua primeira prioridade . Não alertar uma criança a um problema se você não está preparado para ajudá-lo a lidar com isso. Instruções
1

Leve a criança para um lugar tranquilo . Se a criança está sendo criado em um ambiente disfuncional , dizendo-lhe sobre o abuso de drogas dentro desse ambiente pode fazer o futuro parece sem esperança. Escolha um local calmo , como um parque ou um lago.
2

Use palavras apropriadas à idade . Não diga a uma criança de cinco anos que a mamãe é um viciado em drogas , e não conte a 15 anos de idade que seu pai toma remédio ruim . Não faça a situação parece pior, ou melhor do que ele realmente é. Uma criança de um pai viciado provavelmente tem problemas de confiança pré- existentes; não agravar seus problemas, dando falsas esperanças ou esmagamento seu espírito desnecessariamente
3

Ajude a criança entender que o vício é . uma doença para a qual não há cura conhecida . Explique que seu pai quer ser melhor, mas não posso agora. Diga à criança que está tudo bem amar o pai tanto quanto ele quer , mas sei que o seu amor é impotente para parar o pai de ceder ao vício. O poder de parar deve vir de dentro do pai . Reiteramos que a dependência não é culpa da criança e que ele não está sozinho.
4

Aponte a criança para os recursos que podem ajudar. Ajude-o a inscrever-se para o aconselhamento e serviços sociais , ou conversar com um amigo pastor, professor ou da família que pode ajudar. Ajude-o a encontrar grupos de apoio para outras crianças ou adolescentes que sobreviveram o mesmo problema.
5

Sente-se em silêncio e permitir que ele se sinta seus sentimentos. Não pergunte imediatamente como ele se sente , ou pressioná-lo a responder a qualquer coisa que você disse . Ouça , se ele quer falar , ou entender se ele não faz.
6

Diga-lhe que ter um pai viciado não reflete quem ele é. Ele não é " o garoto com o pai viciado. " Lembre-o de que ele veio de seu pai, mas o seu é o mestre de seu próprio destino.