casa | | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Geral de Saúde da Família |

Por que alguns traços apenas no cromossomo X

? Traços encontrados em ambos os cromossomos X e Y são classificados como traços ligados ao sexo . Cada um desses cromossomos carregam traços diferentes , com X carregando mais , porque é o maior dos dois e é encontrado em ambos os sexos , tornando homens e mulheres e capaz de herdar essas características de seus pais. Há cerca de 1.100 características que podem ser ligados ao cromossomo X . Daltonismo

Os homens são mais propensos a ser daltônico que as mulheres. Eles só herdam um cromossomo X , enquanto mulheres herdam dois. O segundo cromossomo X uma mulher herda pode complementar a um carregando o traço daltonismo e, portanto, fazer o traço recessivo . O cromossomo X de um homem carrega que pode conter o traço para o daltonismo será dominante , porque não há outro cromossomo X para anulá-lo .
Calvície

Para a mesma razão os homens são mais propensos a ser daltônico , eles também são mais propensos a ser careca , como essa característica é encontrada no cromossomo X ea segunda cromossomo sexual masculino recebe , o cromossomo Y, é incapaz de cancelar traço de X para calvície . Algumas mulheres também apresentam calvície e queda de cabelo , mas em muito menor número do que os homens .

Gêmeos fraternos

Quando ocorrem gêmeos idênticos, um ovo fertilizado se divide em dois embriões separados e parece haver nenhuma fatores herdados para isso. Quando os gêmeos fraternos ou outros múltiplos fraternos ocorrer , é porque mais do que um ovo foi liberado durante a ovulação e fertilizados . Este traço é encontrado no cromossomo X , que é por nascimentos múltiplos fraternos são disse para correr ao lado da mãe da família , em vez de o pai, uma vez que a fêmea só pode passar nos cromossomos X .
hemofilia

a hemofilia é uma doença grave, responsável por vários distúrbios de coagulação do sangue . Rainha Victoria de Inglaterra era portador desta característica ligada ao X . Passou-o em um filho e duas filhas. O filho tinha a doença, mas as filhas eram apenas portadores, porque eles tinham um segundo cromossomo X que fez o traço recessivo . No entanto, eles foram capazes de passar a característica aos descendentes do sexo masculino que foram, então, infectadas com a doença e não operadoras como suas mães.