casa | | Informação em Saúde >  | Dieta Nutrição | vitaminas |

Quais são os perigos de cloreto de cálcio como aditivo alimentar

? Cloreto de cálcio pode ser processado como qualquer um sal ou uma solução, mas é mais comumente adicionados aos alimentos , como sal , a fim de dar-lhe certas qualidades . O cloreto de cálcio é permitida como aditivo alimentar , de acordo com as diretrizes internacionais , mas em sua forma pura , a substância possui vários perigos relacionados com a exposição , e não se sabe se a exposição a longo prazo a pequenas quantidades de sal produzir as mesmas reações . Definição

cloreto de cálcio , também conhecida como dicloreto de cálcio , tem uma fórmula química de CaCl2 e é tipicamente produzido como seja uma matéria granular ou um pó , na sua forma de sal . O cálcio é um elemento importante , e o corpo humano necessita de uma certa quantidade de cálcio para manter a estrutura do esqueleto . O problema é o lado do cloreto do composto, que pode causar irritação e outros problemas.

Foods

Os EUA Food and Drug Administration (FDA) listou cloreto de cálcio como agente de endurecimento . Isso significa que a substância não adicionar sabor ou proteger os produtos alimentares de parasitas, mas mantém crocância e firmeza. Os fabricantes usam a substância em frutas e legumes para dar-lhes uma aparência mais saudável , mais fresca quando eles estão sendo vendidos . A Norma Geral para Aditivos Alimentares ( GSFA ) , uma organização que trabalha com a União Europeia para criar normas alimentares , também permite que a substância a ser usada na maioria dos produtos lácteos.

Perigos intestinais

Segundo JT Baker, uma empresa de produtos químicos , em quantidades concentradas , cloreto de cálcio pode causar problemas de digestão e irritação intestinal, levando à dor e vômitos. Fabricantes tentam manter as quantidades de cloreto de cálcio que eles usam em produtos alimentares mínimas, mas as pessoas com sistemas digestivos sensíveis ainda podem ser afetadas em função da exposição .

Hidrólise Perigos

quando o cloreto de cálcio se mistura com a água , que reage de um processo conhecido como a hidrólise , a troca de átomos com a água e criar , como subproduto , uma grande quantidade de calor . Em formas concentradas , o cloreto de cálcio pode mesmo causar queimaduras na pele húmida ou nos pulmões ou das membranas mucosas . Os olhos também são sensíveis e podem ser danificados por reações de cloreto de cálcio. Desde as quantidades de cloreto de cálcio são pequenos na maioria dos alimentos , é pouco provável que esta reação seria perceptível com produtos acabados , mas não representam um perigo para os trabalhadores em fábricas de processamento onde é adicionado o cloreto de cálcio.

metais

sais de cloreto de cálcio tendem a conter uma pequena quantidade de metais , especialmente de alumínio . Com o tempo, esses metais podem ter um efeito tóxico sobre o corpo, especialmente sobre os corpos dos bebês com os rins não desenvolvidos ou mães grávidas. Estes materiais tóxicos podem se acumular e causar problemas com a função renal e assuntos relacionados. Este é um risco rara quando o cloreto de cálcio é usado como um aditivo alimentar , mas podem ocorrer quando o cloreto de cálcio está presente em grandes quantidades , como por exemplo quando é utilizado em instalações de tratamento ou como um suplemento para uma condição médica .