casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Raras |

O Ciclo de Vida da Malária

mosquitos do gênero Anopheles transmitem a malária , matando quase 1 milhão de pessoas apenas em 2008 . Esta doença evitável e curável atinge pessoas em 108 países e territórios , mas a África é , de longe, a parte do mundo mais afetada . A cada 45 segundos , uma criança morre de malária Africano . As crianças são especialmente suscetíveis , porque eles ainda não construiu uma imunidade . Viajantes para áreas infestadas pela malária também estão em alto risco. Tipos

quatro tipos diferentes de malária infectam humanos : Plasmodium falciparum , Plasmodium vivax , Plasmodium malariae e Plasmodium ovale . Os dois mais comuns são o Plasmodium falciparum e Plasmodium vivax . Plasmodium falciparum é o mais mortal . Alguns casos no sudeste da Ásia têm envolvido Plasmodium knowlesi , um tipo de malária geralmente associado com macacos.
Criação e Mordidas

As 20 espécies de Anopheles distintas reproduzem em água doce superficial, como em pegadas , poças e campos de arroz. Todos eles mordem à noite. A malária é uma doença parasitária , e quanto mais desenvolvido o parasita é no momento da picada , o pior é para a vítima. Assim, a transmissão é o pior em mosquitos com um tempo mais longo , e em locais onde os mosquitos preferem morder os seres humanos do que animais. Ambos são o caso da África , onde mais de 85 por cento das mortes em todo o mundo por malária ocorrem .
Uma infecção parasitária

O ciclo de vida do parasita da malária requer dois hosts . Enquanto um da malária janta fêmeas em um ser humano, ela libera pequenas células , chamadas esporozoítos , em seu host. Estes infectam as células do fígado, onde humanos amadurecem e organismos libertação chamados merozoítos . Estes, por sua vez, se multiplicam nas células vermelhas do sangue . O desenvolvimento continua até que eles amadurecem em células chamadas gametócitos . Neste momento , um outro mosquito Anopheles vem e morde o host. Dentro do segundo mosquito, os gametócitos masculinos e femininos produzir zigotos . Estes desenvolver, eventualmente, liberando os esporozoítos , que migram para as glândulas salivares do mosquito . O mosquito pica um outro ser humano , perpetuando o ciclo de vida da malária.

Sintomas

Os sintomas aparecem de sete a 15 dias após ser mordido por um mosquito infectante. A pessoa sofre de dor de cabeça, febre, vômitos e calafrios. Os sintomas podem , inicialmente, ser leve, para que a pessoa não pode suspeitar da malária. Mas, se a doença não for diagnosticada e tratada nas primeiras 24 horas após a ocorrência de sintomas , pode rapidamente tornar-se grave. Os sintomas mais graves incluem dificuldade respiratória , anemia e danos aos órgãos internos . Mesmo que o paciente recebe o tratamento , o P. vivax e P. ovale formas podem permanecer no fígado . A pessoa pode ter uma recaída semanas ou meses mais tarde, sem tratamento especial para curar o fígado.
Controle e Erradicação

A Organização Mundial de Saúde recomenda a dormir sob mosquiteiros tratados com insecticida como a maneira mais eficaz de prevenir a malária . Aplicação de inseticidas dentro de casa também é útil, mas pode não ser seguro ou custo proibitivo , e os mosquitos se adaptar rapidamente para se tornar imune a elas . Os viajantes que visitam áreas infectadas , muitas vezes tomar remédio para evitar que o parasita da malária de desenvolver dentro deles. Mas a medicina é muito caro para proteger as populações locais inteiras.