casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | prescrição de medicamentos |

Fatores que afetam a distribuição de drogas

A droga absorvida pelo sangue devem , posteriormente, atingir o tecido alvo. O processo da droga em movimento a partir de uma parte do corpo para outra é conhecida como " a distribuição da droga . " Esta actividade depende de vários factores fisiológicos , bem como a natureza química da droga . Um conhecimento profundo do padrão de distribuição de uma droga é importante para determinar os regimes de dosagem eficazes. Perfusão Taxa

Após sua absorção , as drogas são transportadas através do sangue para diferentes partes do corpo . Diferentes órgãos recebem quantidades variáveis ​​de sangue , expressa em termos de taxa de perfusão sanguínea . Um órgão com uma taxa de perfusão superior recebe uma maior quantidade da droga , em comparação com uma taxa de perfusão com uma inferior . Como resultado, a concentração da droga aumentar mais rapidamente em órgãos como o cérebro, coração , fígado e rins , em comparação com a pele, ossos e músculos.
Permeabilidade das membranas

passagem dos fármacos a partir do sangue para os tecidos ocorre por meio das células endoteliais e epiteliais que revestem as paredes dos capilares . Geralmente , o movimento de drogas solúveis em lípidos é mais fácil e mais rápida quando comparado com as drogas solúveis em água . As drogas com baixo peso molecular também difundir mais rápida nos tecidos em comparação com aqueles com pesos moleculares mais elevados . Capilares nos sinusóides nos rins e fígado mostram uma maior permeabilidade , devido a diferenças na estrutura da membrana . Capilares do cérebro permitem que o transporte seletivo de drogas lipossolúveis , limitando severamente a transferência de uns polares.
Protein Binding

Plasma contém proteínas como albuminas e globulinas drogas que se ligam a diferentes extensões . Albuminas mostram uma maior tendência para se ligar uma vasta gama de fármacos --- especialmente aqueles de natureza ácida . Drogas básicas ligam a lipoproteínas e glicoproteínas . As vitaminas , esteróides e íons metálicos ligam a globulinas . Quanto maior a quantidade de fármaco ligado às proteínas do plasma , a menos a sua distribuição de sangue para o tecido . Para drogas que são amplamente ligado às proteínas , uma pequena mudança no perfil de ligação , muitas vezes leva a uma grande diferença na resposta clínica.
Tissue Localização

Além proteínas plasmáticas , drogas , também se ligam a várias moléculas localizadas no interior das células . Em alguns casos , estas moléculas podem ser os receptores de drogas e tal ligação é a base da acção da droga . Em outros casos , a localização do tecido é simplesmente um fenómeno que ocorre por causa da natureza química do medicamento e leva a um efeito indesejável . Um exemplo típico deste efeito é a ligação das tetraciclinas aos ossos , que leva à descoloração dos dentes em crianças.