casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | envenenamento |

Metabolismo de crómio hexavalente

O crómio é um elemento , o elemento 24 da tabela periódica . Sua configuração eletrônica do estado fundamental é [ Ar] 3d5 4S1 . Os compostos que contêm cromo com um número de oxidação de 6 são compostos de crómio hexavalente . Segundo o Departamento do Trabalho dos EUA Occupational Safety and Health Administration , ou OSHA , cromo hexavalente é um nariz, garganta e irritante para o pulmão , que pode causar dermatite de pele e úlceras em contato prolongado, e exposição prolongada a compostos de crómio hexavalente , ao longo de muitos anos pode aumentar o risco de câncer de pulmão. Características

O cromo hexavalente é normalmente encontrado em compostos iônicos contendo íons cromato ou dicromato , a fórmula química para o íon cromato é CrO4 com -2 de carga negativa , enquanto a fórmula para o íon dicromato é Cr2O7 - de novo, com uma carga negativa -2 . Desde oxigénio tipicamente tem um estado de oxidação de -2 ( excepto quando ligados a átomos de flúor ) , crómio em ambos os iões tem um estado de oxidação de 6 . Chromates e compostos de cromo encontrar amplo uso na indústria , especialmente em alguns pigmentos para tintas e tintas , na fabricação de aço inoxidável e em cromagem .

Saúde Riscos

de acordo com a OSHA , cromo hexavalente , se presente em altas concentrações , atua como um irritante para as mucosas que revestem o nariz e garganta. A ficha OSHA para o cromo hexavalente lista sintomas de irritação do nariz , como coriza , espirros, tosse , coceira e sensação de queimação , além disso , nos expostos com freqüência e por um período de tempo considerável , cromo hexavalente pode causar feridas nasais, hemorragias nasais ou mesmo grave dano . Em baixas concentrações , cromo hexavalente não parece ter os mesmos efeitos nocivos , exceto naqueles que se tornar alérgica. Contato com a pele pode causar as chamadas " úlceras de cromo " ou pequenas feridas na pele . No longo prazo , a exposição repetida a altos níveis de crómio hexavalente pode aumentar o risco de câncer de pulmão.
Metabolismo de crómio hexavalente

Células captação de cromo hexavalente via proteínas transmembrana que normalmente transportam íons sulfato , uma vez que os íons sulfato e íons cromato compartilham algumas semelhanças em sua química , a proteína " reconhece" e transporta o íon cromato - um erro inocente , com consequências desagradáveis. Uma vez no interior , o crómio hexavalente é reduzido a um estado de oxidação +3 . ( Redução de reacções químicas refere-se a processos em que o estado de oxidação das espécies químicas /diminui ) . No processo , que gera radicais livres e participa em reacções que podem danificar o ADN da célula ou mesmo conduzir à morte da célula . De acordo com a Agência de Proteção Ambiental , as experiências do passado descobriram que o cromo hexavalente causou mutações em bactérias, enquanto o Cr ( III) ( cromo com um estado de oxidação +3 ) não compostos .
Solúveis e insolúveis crómio hexavalente

Embora compostos de cromato com elementos do grupo I (por exemplo, de sódio ou de potássio) são solúveis , a maioria dos outros compostos de cromato não são. Cromato de sódio , por exemplo , se dissolve em água , ao contrário do chumbo cromato . A maioria das pesquisas sobre a toxicidade do cromo hexavalente tem se concentrado em cromatos solúveis , não é totalmente claro se há uma nítida diferença na toxicidade entre compostos de crómio hexavalente solúveis e insolúveis . O Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional atualmente considera todos (VI) Cr como substâncias cancerígenas , independentemente de eles são solúveis em água ou não.
Como evitar riscos à saúde com cromo hexavalente

OSHA exige que os empregadores que trabalham com estes compostos para aderir a determinados padrões , incluindo o fornecimento de proteção respiratória e limitar a duração eo nível de exposição. Uma descrição mais completa das normas da OSHA em cromo hexavalente está disponível na ficha OSHA listados em " Recursos ". Como sempre, se você trabalha com compostos de crómio hexavalente e acredito que você está sofrendo uma reação adversa ou podem ter desenvolvido uma alergia, certifique-se de consultar o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado o mais rápido possível .