casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Osteoporose |

Como ler o seu teste de densidade óssea

De acordo com a Clínica Mayo, fratura óssea , principalmente do quadril, é uma das causas mais prevalentes de doenças entre os idosos e freqüentemente resulta de uma perda de densidade óssea --- osteoporose. Um teste de densidade óssea , também chamada de densidade mineral óssea (DMO) do teste pode predizer o risco de fratura óssea em mulheres na pós -menopausa . De acordo com um estudo realizado em 2005 no " Journal of Investigation endocrinológica " ainda há alguma incerteza se o placar pode prever fratura em homens , assim como ele faz em mulheres. Instruções
1

Solicitar uma cópia dos resultados laboratoriais reais do teste de densidade óssea absorção de raios - x de dupla energia , comumente chamado de teste de DEXA . Ele deve conter duas pontuações , uma T-score e Z -score .
2

Consulte o T -Score , o que representa um cálculo estatístico do número de unidades de desvio padrão acima ou abaixo da média densidade óssea de uma jovem mulher normalmente saudável.
3

Considere a sua densidade óssea normal se estiver acima de menos- 1. Interpretar a pontuação como uma indicação de osteopenia , ou seja , reduziu a densidade óssea , se for um número menor do que de menos -1 ( por exemplo, menos -1.5 ), mas maior do que menos- 2.5.
4

Leia um T -Score , que é menor do que menos- 2.5 ( por exemplo , menos -3) como uma indicação de osteoporose.
5

Note a segunda pontuação , o Z -score . Isso se compara a sua densidade óssea com a leitura média dos outros indivíduos que compartilham a sua faixa etária e sexo . Se o seu Z -score igual a zero , então ele corresponde à média , colocando você no percentil 50 . Ou seja, 50 por cento do seu grupo Z têm melhor densidade óssea e 50 por cento têm menos.
6

Use a tabela de percentil fornecida pela Universidade de Washington, em seu Web explicativo de referência " Osteoporosis and Bone Physiology " para traduzir o seu Z -score com uma classificação percentil . Como exemplo, um Z -score de menos- 0,68 lugares um indivíduo no percentil 25 , o que significa 75 por cento do grupo comparável tem uma maior densidade óssea . A Z -score de plus- 0.68 coloca uma pessoa no percentil 75 , o que indica um indivíduo provavelmente pelo menos o risco de fratura óssea do que 75 por cento do grupo etário /sexo.