casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | esclerose Múltipla |

Esclerose múltipla e Dor Neuropática

A esclerose múltipla ( EM) é uma doença auto-imune que afeta o sistema nervoso central , que consiste no cérebro , a medula espinal e os nervos ópticos . A esclerose múltipla afeta as mulheres duas vezes mais que os homens , ea causa exata é desconhecida . MS é geralmente diagnosticada na idade adulta, ea maioria dos casos são diagnosticados entre as idades de 20 e 50 . No entanto, a MS também pode ocorrer na adolescência ou até mesmo na primeira infância , de acordo com a National Multiple Sclerosis Society . Existem tratamentos disponíveis , mas não há cura para a esclerose múltipla. Os fatos

pessoas que têm esclerose múltipla, o sistema imunológico ataca as células nervosas ou neurônios , no cérebro e /ou medula espinhal. Neurónios consistir num corpo de célula , o qual recebe impulsos de outros neurónios e que produz impulsos , e um axónio , que está ligado ao corpo da célula e que transporta os impulsos para outros neurónios . Todo o tecido nervoso no corpo, incluindo o cérebro ea medula espinhal , as funções através desta comunicação entre os neurônios .

Muitos neurônios têm múltiplas camadas de uma proteína e substância lipídica circundante seus axônios --- esta substância é chamada mielina . Os neurônios que têm mielina são referidos como " neurônios mielinizados " , ea mielina que envolve os axônios é denominado bainha de mielina . A bainha de mielina protege o axônio. O sistema imunológico de uma pessoa que tem MS ataca a bainha de mielina , produzindo cicatrizes ou placas , que também são chamados de esclerose . A destruição da mielina interfere , e pode eventualmente destruir a capacidade do neurônio para enviar sinais para outros neurônios. O tecido da cicatriz é permanente , e os neurônios danificados não podem ser reparados. Quando uma área do cérebro , espinal medula ou nervo óptico é enchido com os neurónios que não são capazes de comunicar-se bem com outros neurónios , a parte do cérebro ou da medula espinal não pode funcionar correctamente .

Os sintomas da EM variam de pessoa para pessoa e depende de muitos fatores, incluindo as áreas do sistema nervoso central são danificados pela doença. Alguns sintomas comuns são problemas de visão , fraqueza, fadiga e dormência e formigueiro em várias partes do corpo, que são chamadas de parestesias .
Dor

De acordo com o National Multiple Sclerosis Society , cerca de 55 por cento dos doentes de esclerose múltipla relatam dor " clinicamente significativa" em algum momento durante o processo de doença e dor com o MS é de cerca de duas vezes mais comum em mulheres que em homens. A dor pode ser aguda ou crônica , e pode ser neuropática --- o que significa que ela é causada por neurônios funcionando mal --- ou ter outra causa .

A neuralgia do trigêmeo é um tipo de dor neuropática aguda. É nomeado para o nervo trigêmeo , que é responsável pela sensação no rosto. Dor A neuralgia do trigêmeo é uma dor aguda acentuada para o lado do rosto que é o resultado de dano ao nervo trigêmeo , e pode ser muito grave . Às vezes, a neuralgia do trigêmeo é um dos primeiros sintomas de MS . Porque é no lado da face , a neuralgia do trigêmeo é por vezes confundida com dor de dente .

Sinal L' Hermitte's ( pronuncia-se " toca -meet ") é uma breve sensação súbita de choque elétrico , zumbido ou dor que percorre o corpo como resultado da flexão do pescoço para a frente . É um tipo de parestesia ou sensação anormal . Ela pode estar associada com um número de distúrbios , incluindo espondilose cervical , artrite , tumores ou anemia perniciosa . Em MS , é um resultado de danos na coluna vertebral cervical , que é a região pescoço da coluna vertebral , e é classificada como dor neuropática . Cerca de dois terços dos doentes de esclerose múltipla experiência L' Hermitte's sinal em algum momento.

Doentes de esclerose múltipla também pode experimentar formigamento, queimação , dor ou " anelamento ", que é uma pressão de banda como , por vezes, doloroso ao redor do corpo . Os médicos chamam estes sintomas " dysesthesias ", que significa uma sensação anormal desagradável. Estes são dysesthesias neuropática , e pode ser aguda ou crônica em pacientes com EM. Embora não seja comum , às vezes a dor neuropática pode acompanhar neurite óptica , causando dor quando o olho é movido de acordo com a Multiple Sclerosis Society of Scotland .

Alguns dor associada com o MS não é neuropática. Os exemplos incluem a dor resultante de espasticidade muscular ou dor nas costas associada à imobilidade alguns MS sofrem experiência . Embora essa dor é tão real e importante como a dor neuropática , o tratamento é diferente.

Tratamentos

Embora não haja cura para a EM , existem tratamentos disponíveis . Alguns tratamentos podem alterar o curso da doença ou retardar a sua progressão . Outros tratamentos podem aliviar os sintomas de MS , incluindo a dor neuropática. Dor

neuropática não responde bem aos medicamentos que são usados ​​para tratar outros tipos de dor , como a dor resultante de uma lesão , os médicos devem ter um diferente abordagem ao tratá-la. A neuralgia do trigêmeo é muitas vezes tratada com medicamentos anticonvulsivantes , como a carbamazepina ( Tegretol ® ) ou fenitoína ( Dilantin ® ) . Para L' Hermitte's sinal , os médicos podem prescrever um apoio anticonvulsivante de drogas ou de colarinho mole para o pescoço, se este sintoma é grave o suficiente para interferir com a vida diária. Dysethesias tais como ardor, dor ou anelamento são muitas vezes tratadas com a gabapentina anticonvulsivante ( Neurontin ® ) ou o antidepressivo amitriptilina . O cloridrato de duloxetina antidepressivo ( Cymbalta ® ) , embora não especificamente para o MS , foi aprovado para o tratamento da neuropatia diabética e , portanto, pode ajudar com a dor neuropática em doentes de esclerose múltipla . Antidepressivos ajudar a aliviar a dor neuropática , alterando a forma como o cérebro responde aos sinais de dor provenientes das células nervosas danificadas. A pregabalina droga ( Lyrica ® ), que a FDA aprovou em 2004 para o tratamento da dor neuropática associada à diabetes e fibromialgia , também podem ajudar alguns doentes de esclerose múltipla que experimentam a dor neuropática. Dysesthesias também são tratados às vezes por meios não - químicos , como o uso de uma meia pressão ou usar uma compressa quente sobre a área afetada . Paracetamol (Tylenol ® ) também facilita , por vezes, a dor de dysesthesias , de acordo com a National Multiple Sclerosis Society .

Dor não- neuropática em MS responde a diferentes tratamentos. Dor de espasticidade muscular pode ser tratado com baclofen ( Lioresal ® ) ou tizanidina ( Zanaflex ® ) , anti-inflamatórios , como o ibuprofeno , ou exercícios de alongamento. A dor nas costas causada pela imobilidade pode ser tratado com ultra-som , fisioterapia ou calor.

Considerações

Enquanto alguns sintomas de MS , como fraqueza ou dificuldade para caminhar, pode ser óbvio , a dor é um sintoma invisível. Uma pessoa que sofre de crônica, debilitante dor pode parecer " muito bem " para os outros, mas me sinto terrível e tem problemas de funcionamento . É importante que os doentes de esclerose múltipla que experimentam a dor de se comunicar com seus entes queridos sobre como eles estão se sentindo , para que possam oferecer apoio. A dor crônica pode também interferir com a capacidade de um portador de EM para trabalhar ou realizar outras atividades , e pode causar grande sofrimento emocional . Alguns doentes de esclerose múltipla achar que ele ajuda a falar sobre isso , o seu capítulo local da National Multiple Sclerosis Society pode lhe informar sobre grupos de apoio em sua área

É muito importante informar o seu médico sobre quaisquer sintomas que você é. experimentando , incluindo a dor . Os médicos têm uma variedade de opções para ajudá-lo com a dor, e pedir ajuda não é " lamentar-se " ou um sinal de fraqueza . Se um tratamento o seu médico tenha receitado para a sua dor não está a funcionar , diga a ela para que ela possa tentar outra coisa. The National Multiple Sclerosis Society também recomenda clínicas de dor multidisciplinares para doentes de esclerose múltipla que experimentam a dor crônica ; . Essas clínicas pode oferecer uma variedade de tratamentos, como medicamentos, fisioterapia , aconselhamento e tratamentos alternativos
Aviso

uma alteração dos sintomas, ou o aparecimento de novos sintomas em doentes de esclerose múltipla por vezes pode indicar uma mudança no curso da doença, ou uma reacção adversa a medicamentos . Contacte o seu médico se os seus sintomas mudam.