casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Condições Médicas |

A ultra-sonografia Diagnóstico

Uma ultra-sonografia é mais comumente conhecido como um ultra-som . Ele baseia-se na utilização de ondas sonoras invisíveis para recriar uma imagem digital do corpo de um paciente , que pode ser utilizado para o diagnóstico visual. Ele é frequentemente usado para detectar gravidez e desenvolvimento fetal , bem como condições como câncer , tumores e cistos.
Uma imagem criada por ultra-sonografia
Significado

Uma ultra-sonografia é uma ferramenta útil e vital no processo de formulação de um diagnóstico inicial . Ele permite que os médicos a detectar anormalidades visivelmente corporais, tais como complicações fetais em mulheres grávidas , cálculos biliares, malformações cardíacas e tumores. Durante uma ultra-sonografia diagnóstica, frequências produzidas por ondas sonoras geralmente caem no 1-10.000.000 gama hertz. As gamas mais baixas proporcionam uma penetração mais profunda e são usadas para diagnosticar anormalidades nos órgãos abdominais . Gamas mais altas oferecem menor penetração e são utilizados para exames superficiais.
Função

Uma ultra-sonografia é feito através da estimulação de um pequeno cristal , conhecida como um transdutor , no interior do dispositivo de ultra-sonografia . O transdutor envia ondas de ultra-sons , o qual , em seguida, refletem os diferentes tecidos do corpo . Uma vez reflectido , ondas de ultra-sons retornar sob a forma de ecos que podem ser transmitidos em imagens digitais . Um médico pode então transferir essa imagem para uma tela de computador para análise posterior.

Tipos

Existem vários tipos diferentes de diagnóstico ultra-sonografia. Por exemplo, uma ultra-sonografia endoscópica usa um transdutor ligado a um tubo longo e flexível para inspecionar órgãos ocos . Em um ultra-sonografia em escala de cinza , a força ou a fraqueza de ecos emitidos por um transdutor é apresentado como variando de cores em uma tela de computador. Uma ultra-sonografia A- mode ( ou modulação de amplitude ) tem dois eixos separados : um para medir a força de ecos e outro para medir o tempo necessário para um eco de voltar. A ultra-sonografia modo-B (modulação brilho) fornece informações sobre a força de um eco ea distância que ele percorre , bem como a posição do objeto produzir os ecos. Uma ultra-sonografia modo-M (modo de movimento) fornece traçados de objetos ecogênicas , que são objetos capazes de emitir ondas sonoras , como o coração. A ultra-sonografia doppler faz medições com base na freqüência de ondas sonoras proporcional à velocidade do fluxo sanguíneo . A ultra-sonografia em tempo real fornece traçados de objetos ecogênicas a 30 quadros por segundo, o que permite que objetos para ser visto em tempo atual ou "real" .

Benefícios

Um ultra-sonografia é de especial valor para os campos da obstetrícia. Ele fornece um método geralmente seguro , não-invasivo de detecção de anomalias fetais e diagnosticar a gravidez . Ele é frequentemente usado em exames do coração , bem como as diferentes cavidades do corpo onde câncer ou cistos benignos freqüentemente desenvolvem . Ultrasonographs são por vezes usados ​​para detectar tumores ou corpos estranhos nos olhos, bem como demonstrar descolamento de retina. Estes muitos usos fornecer médicos com um diagnóstico precoce , muitas vezes para salvar vidas de complicações fatais .
Aviso

Uma ultra-sonografia não é um método infalível de diagnóstico. Um médico pode querer agendar exames complementares ( sangue, urina, biópsia ) para determinar a presença de uma doença ou anormalidade . Um ultra-som não podem ser utilizados para detectar anomalias no osso , porque o tecido é demasiado espesso . Nem pode um ultra-sonografia detectar anormalidades dentro dos pulmões , porque as ondas sonoras não passam através de estruturas que contêm ar.