casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Condições Médicas |

Como calcular o múltiplo digitalização Dose média para um TAC

Dr. Morin, um físico médico da Clínica Mayo, em Jacksonville, Flórida, e sua equipe de pesquisa definir a dose média de varredura múltipla ou MSAD de uma tomografia computadorizada como " a dose média de radiação sobre a digitalização central de um estudo CT consistindo de várias varreduras paralelas. " O método preferido para a obtenção da MSAD na prática clínica é a primeira a calcular o índice computado tomográfica dose ou CDTI e correto para a MSAD . Coisas que você precisa
tomografia computadorizada multislice
16 - ou 32 cm de diâmetro Plexiglas ( polimetilmetacrilato ) Phantom of 100 mm câmara de ionização
Electrometer
hastes de acrílico Lucite

Mostrar Mais instruções
1

Coloque a 16 - ou 32 cm fantasma Plexiglas no scanner de mesa CT para que um buraco dosímetro é no ponto de exposição máxima (de acordo com as diretrizes de fabricação ) . Tapar os buracos vazios com hastes Lucite .
2

Execute uma varredura do fantasma por a técnica clínica habitual para garantir posição adequada. O furo central do simulador deve ser de 5 mm do centro do campo de visão . Se necessário, reposicionar o fantasma.
3

Coloque a câmara de ionização de 100 mm no orifício central do fantasma.
4

Varredura o fantasma que contém o câmara de ionização. De acordo com o Dr. Morin , a câmara de ionização " integra-se a exposição a radiação de um único varrimento axial ao longo de um comprimento de 100 mm. " Observe a corrente medida pelo eletrômetro .
5

obter medições Electrometer na superfície , ou periférica , buracos . Para fazer isso , basta mover a câmara de ionização do orifício central do fantasma para os outros buracos e verificar novamente . Lembre-se de tapar os buracos vazios com hastes Lucite . Certifique-se de observar a espessura de corte durante cada varredura
6

Calcule o CTDI em cada buraco usando a seguinte fórmula : . Xc = Xr · Cc · F · L /T, da American Associação de Físicos em Medicina . Xc é o CDTI calculado , Xr é a leitura electrómetro de cada orifício , Cc é o factor de correcção de calibração ( específico para cada câmara de ionização e electrómetro ) e é usualmente de 1,0 , mas pode ser 2.0 , f é o parâmetro utilizado para converter a exposição ao ar a a exposição a um outro material (por exemplo, acrílico ) e um equipamento específico e exposição à radiação ( normalmente 0,87 rad /R ) , L é o comprimento da câmara de ionização ( 100 mm), e T é igual a largura da fatia .
7

Pegue a média das medições no Passo 6 para obter o CDTI
8

Calcular MSAD para não- espirais ou axiais scans usando esta fórmula: . MSAD = [( NXTX CDTI ) /I ] onde N é igual ao número de exames , T é igual a espessura digitalização, CDTI é o número calculado no Passo 7 e I é igual à distância entre as varreduras
9

Calcular MSAD para espiral ou varreduras helicoidais usando esta fórmula: . MSAD = [ (1 X CDTI ) /Passo ] onde CDTI é o número calculado no Passo 7 e pitch = [I /( NXT ) ] , onde é igual à distância entre as varreduras , N é igual ao número de exames e T é igual a espessura da digitalização.