casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doença renal |

Como faço para saber se tenho pedras nos rins

? Pedras nos rins são uma das doenças mais comuns do trato urinário . De acordo com a National Kidney e Urológicas Doenças Information Clearinghouse ( NKUDIC ) , pedras nos rins são responsáveis ​​por quase 3 milhões de visitas aos prestadores de cuidados de saúde e mais de meio milhão de visitas à sala de emergência. Enquanto eles estão muito doloroso , há poucos sinais de alerta para fornecer um aviso prévio que eles estão lá . Definição

O sistema urinário inclui os rins, ureteres, bexiga e uretra. Os dois rins são responsáveis ​​por controlar a composição e o volume de sangue . Fazem isso através da remoção ou restauração de água e removendo resíduos minerais dissolvidos. O excesso de água e resíduos são excretados como urina. Forma-se uma pedra nos rins , quando os produtos químicos que são normalmente dissolvidos na urina separar e endurecer em uma " pedra".
Causas

Segundo NKUDIC , infecções do trato urinário , distúrbios renais e algumas doenças metabólicas, como uma paratireóide hiperativa estão ligados à formação de pedra. Algumas desordens genéticas raras causar pedras nos rins . A inflamação crônica do intestino pode causar cálculos de oxalato de cálcio. É também possível que a água pílulas , antiácidos e alimentos à base de cálcio, que são ricos em oxalato pode aumentar o risco . No entanto , os médicos nem sempre são capazes de identificar uma causa.

Sintomas

Então, como você sabe se você tem pedras nos rins ? Muitas vezes, você não vai saber , porque as pequenas pedras podem se formar e deixar o corpo sem ser detectado. Caso contrário , as pedras não dão sinais de aviso prévio. O primeiro sintoma é geralmente uma dor súbita e severa na parte traseira ou lateral que começa quando a pedra começa a se mover através do trato urinário . A sua urina pode ter um odor , ou olhar turvo ou com sangue, e você pode experimentar a queima após a micção. Você também pode ter uma febre , calafrios e vômitos, mas estes podem ser um sinal de infecção. Não deixe de consultar um médico se tiver febre ou vómitos, ou se a dor não vai embora .
Tratamento

Se as pedras nos rins não passar depois de um período de tempo razoável , são muito grandes , bloquear a urina , causar hemorragias ou cresceram maiores ( visível em raios- X ) , depois de vários tratamentos estão disponíveis . Litotripsia extracorpórea por ondas de choque passa ondas de choque através do corpo que são inofensivos para o tecido do corpo , mas quebrar as pedras em pedaços menores que podem fluir através da urina. Nefrolitotomia percutânea é um tipo de cirurgia que remove grandes pedras usando um instrumento chamado nefroscópio inserido através de uma incisão nas costas . Um ureteroscópio pode ser passado através da uretra e da bexiga , em que a pedra pode ser removida ou o instrumento utilizado para emitir uma onda de choque . Este procedimento não é comum , devido ao risco de danificar os ureteres .
Prevenção

Se você tem um histórico familiar de pedras nos rins , ou se você já teve um, então suas chances de desenvolver pedras são maiores. A primeira chave para prevenir pedras nos rins é beber muita água. Medicamentos também estão disponíveis, que ajudam a prevenir a formação de cálculos . Além disso, todas as causas subjacentes , como uma paratireóide hiperativa devem ser abordadas.