casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Infecciosas |

Ciclo de Fasciola hepatica vida

Fasciola hepatica , também conhecido como o verme de fígado , é um parasita que pode viver em mamíferos , incluindo os seres humanos . É mais comumente ataca bovinos e ovinos. O acaso cresce para cerca de 30 mm ( pouco mais de 1 polegada) de comprimento e ocupa a residência permanente nos ductos biliares do fígado, onde ele adere às paredes do duto , com uma poderosa , boca otário -like. O ciclo de vida leva de dois a três meses em condições ideais. Reprodução

vermes Adulto Fasciola hepatica conter ambos os testículos e ovários , para que eles sejam capazes de se reproduzir de forma independente. Cada adulto , uma vez firmemente alojado no fígado, pode produzir até 25 mil ovos por dia .
Ovos

Os ovos verme de fígado são passados ​​para fora do hospedeiro em seu fezes . Um ovino infestado pode depositar ovos a meio milhão por dia com os seus excrementos . Sob condições de chuva , cada ovo é lavado para fora da matéria fecal e escotilhas , liberando uma larva chamada de miricidium .
Larvas

larvas miricidia do verme de fígado são lavados pela água da chuva em córregos , onde invadem caramujos aquáticos, seus próximos anfitriões . Dentro dos caracóis , eles desenvolvem -se em três formas diferentes de parasitas , incluindo cercaria de girinos .
Cistos Infecciosas

Cercaria sair dos caracóis e nadar até encontrar a grama ou outra vegetação à qual podem aderir . Lá eles formam cistos chamados metacercárias . Esta é a forma infecciosa do verme de fígado . Um animal ou ser humano que come material vegetal contaminado vai ingerir o metacercárias .
Novo Host

Dentro dos intestinos de animais ou humano de , a quebra metacercária de seus cistos como imatura vermes . Os vermes de penetrar através das paredes intestinais , entrar na cavidade abdominal e migrar para o fígado do novo hospedeiro . Dentro de algumas semanas , cada solha aloja em um dos ductos biliares do fígado e atinge a plena maturidade . Quando maduro , ele está pronto para se reproduzir assexuadamente e lançar novos ovos.
Consequências

infecção Fasciola hepatica é chamado fasciolose . A infestação acaso interrompe o sistema digestivo do hospedeiro e podem causar diarreia. A migração da unha , através do fígado também podem conduzir a hemorragias , o que pode causar anemia e morte súbita , especialmente em animais ruminantes tal como vacas e ovelhas . A infecção humana é rara, mas os vermes podem viver e reproduzir-se nos ductos biliares humanos para 10 anos ou mais , causando problemas repetidos de saúde. Os sintomas incluem febre , anemia e inchaço do fígado . Vermes do fígado podem ficar presas na garganta de pessoas que comem fígado cru infectado e causar problemas respiratórios . Fasciolose humana é altamente tratável , uma vez diagnosticada .
Prevenção /solução

Os animais que vivem em propriedades onde vermes do fígado têm sido um problema devem ser tratados com um medicamento anti- parasitário três vezes por ano, para pegar os vermes em vários estágios de desenvolvimento. Vermes do fígado são mortos no processo de cozimento ; os seres humanos podem evitar fasciolose por não comer mariscos crus ou fígado cru . Cuidados adicionais devem ser tomados no manuseio caracóis brutos, incluindo a lavagem das mãos e esterilização de superfícies de preparação após o contato com caramujos crus.