casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Infecciosas |

Ciclo de Vida de Giardia lamblia

Giardia lamblia é um único unicelular , flagelado protozoário que pode infectar o trato intestinal de seres humanos, causando diarreia intensa, dor abdominal , distensão abdominal, náuseas e vômitos. Problemas de má absorção também pode resultar de casos crônicos de giardíase . Distribuição

Giardia lamblia ocorre em climas quentes em todo o mundo . É comum entre as crianças , que são mais propensos a colocar itens contaminados em suas bocas. É a infecção parasitária mais comum nos Estados Unidos . Cistos
Cisto Stage

Giardia vai passar pelo sistema digestivo de um hospedeiro , acabou sendo eliminado nas fezes . Os cistos podem então inadvertidamente contaminar os alimentos , a água ou outros itens , continuando a sobreviver por meses. Esses cistos podem, eventualmente, ser comido por um host. Trofozoítos , a forma móvel do parasita , também pode ser passado nas fezes , mas não vai sobreviver fora do hospedeiro.
Trofozoíto Stage

Uma vez comido , um quisto vai abrir dentro do intestino delgado e libertar duas trofozoítos . Estes irão então reproduzir por fissão binária no intestino delgado . Eles, então, quer nadar livremente dentro do intestino ou anexar à parede do intestino com uma ventosa ventral.
Encistamento Stage

Como os trofozoítos se move através do trato intestinal para o cólon , formam cistos como um meio de protecção . Estes serão eliminados nas fezes do hospedeiro. Nesta fase, os cistos podem infectar outro hospedeiro através da contaminação de alimentos, água e outros itens que entram em contacto com a boca do hospedeiro.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito através da procura de cistos e trofozoítos em uma amostra de fezes coletados recentemente . Amostras de fluidos duodenais ou biópsias duodenais também pode ser revelador. Exames de sangue Antígeno também pode ajudar no diagnóstico . As drogas de escolha para o tratamento de uma infecção por Giardia lamblia são metronidazol e tinidazol .
Prevenção

Giardíase é simples de prevenir , evitando água contaminada , alimentos ou outros itens. Ferver a água que pode estar contaminada antes de beber pode efetivamente prevenir a doença. Frutas e legumes que serão consumidos crus ou cozinhar alimentos de lavagem também irá minimizar o risco de infecção.