casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças do sistema imunitário |

Definição da terapia intravenosa

terapia intravenosa é o processo pelo qual os líquidos são introduzidos directamente numa veia . É um dos métodos mais rápidos disponíveis para administrar o medicamento ou hidratar um paciente . Geralmente realizada em ambiente hospitalar , terapia intravenosa pode ser tão rápido quanto uma única injeção ou exigir uma porta para a terapia de longo prazo. Há vários riscos associados com a terapia intravenosa , tais como flebite e embolia . No entanto, a linha intravenosa permite que a equipe médica para tratar de forma rápida e accuracately pacientes, o que o torna uma ferramenta de valor inestimável. Função

Terapia Intravenosa , ou terapia IV , utiliza uma agulha para injetar líquido na veia em um único tiro . O termo mais freqüentemente refere-se ao fino e flexível tubo chamado cateter . Um profissional médico insere o IV para administrar medicamentos, hidratação, nutrição ou hemoderivados . Ele também pode ser usado para tirar uma amostra de sangue . Linhas intravenosas são geralmente inserido no braço na altura do cotovelo , antebraço ou dorso da mão .

Tipos

terapia intravenosa pode ser administrado através de qualquer um dos três métodos de inserção : uma seringa e agulha, uma linha periférica IV , anteriormente descrita , ou de uma linha central IV . Linhas centrais IV são maiores do que as linhas periféricas e acessar o coração diretamente. Medicamentos particularmente potente ou cuidados de longo prazo , como no caso da quimioterapia , podem requerer um centro IV line.There dois tipos de fluidos administrados via terapia intravenosa . Fluidos aquosos ou à base de água , tais como solução salina , são chamados de cristalóide . Os fluidos viscosos , como o sangue , são chamados de terapia colloids.Intravenous pode ser administrada de forma contínua ou em doses individuais. Terapia contínua IV é chamado de um gotejamento intravenoso , e doses separadas de terapia IV são chamados de uma infusão intermitente.
Cronograma

A oferta seringa e agulha imediato administração de fluido . Linhas intravenosas periféricos podem permanecer no local por vários dias com monitoramento e manutenção do site regular . A porta pode ser implantada sob a pele , se é necessária terapia intravenosa de longa duração . A porta tem um bujão de silicone auto - selagem por meio da qual uma agulha pode ser inserida para entregar mais medicamento de forma segura e convenientemente do que um centro de IV .

Benefícios

Fluidos administrado através curso de terapia intravenosa por todo o corpo mais rapidamente do que aqueles entregues por outros meios. As transfusões de sangue e alguns medicamentos só pode ser administrado por via intravenosa . Reidratação intravenosa é comum e muito eficaz também. A terapia intravenosa pode fornecer nutrição, líquidos e medicação para um paciente que está inconsciente , vômitos ou incapaz de tomar qualquer tratamento oral.

Considerações

Existem alguns riscos relacionados com a terapia intravenosa , o mais comum dos quais são a infecção e flebite . Uma infecção no local da IV pode ser marcada por vermelhidão, inchaço e febre . Os cuidados corretos com o site reduz significativamente o risco de infecção. Flebite tem sintomas semelhantes aos de uma infecção , mas é causada pelo cateter IV na veia irritante . Se ocorrer flebite , o local IV deve ser complicação relocated.Another , infiltração , pode ocorrer quando IV fugas de fluido para o tecido , em vez da veia . Como a infecção e flebite , infiltração é comum e, geralmente, atendendo a equipe médica pode facilmente resolver it.More graves e menos comuns , os riscos da terapia intravenosa incluem embolia e extravasamento. Embolia é o bloco num recipiente por uma massa sólida ou bolha de ar introduzido através de um IV . O extravasamento é muito parecido com infiltração , exceto que o fluido que vazou é cáustico para os tecidos que toca. Ambas as condições são raras, mas mais comum com IVs centrais.