casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Questões hormonal |

O Efeito de hormônios do estresse na função renal

A exposição a qualquer forma de estresse desencadeia atividade dentro do eixo hipotálamo-hipófise -adrenal. O aspecto-chave da resposta ao estresse é a liberação adrenal de noradrenalina, adrenalina e cortisol. Esses hormônios afetam várias funções fisiológicas , incluindo os de rins. Balanço de cálcio

Além de reduzir a absorção intestinal de cálcio , o cortisol inibe a reabsorção de cálcio nos túbulos renais , o que resulta em perda de cálcio.
Eletrólito e Regulamento Fluid

cortisol promove a excreção de fosfato pelos rins. Em altas concentrações suficientes , cortisol, aldosterona , como , causa retenção de sódio e líquidos.
Taxa de filtração glomerular

catecolaminas , ou seja , adrenalina e noradrenalina , causa constrição dos vasos sanguíneos dentro do rim, o que resulta na taxa de filtração glomerular reduzida e, consequentemente , redução da produção de água urinário.
retenção de sódio

catecolaminas reduzir a excreção de sódio nos rins , contribuindo ainda mais para a retenção de água .

Implicações

a combinação de vasoconstrição e aumento no volume de sangue (por causa de retenção de água) aumenta a pressão arterial , o que pode, com o tempo, traduzir-se em hipertensão crônica. Retenção de água persistente como um resultado de elevações prolongadas nos hormônios do estresse também pode produzir edema.
TCM Perspective

medicina tradicional chinesa (MTC ) considera distúrbios dentro do órgão rim, que engloba as glândulas supra-renais e todo o sistema endócrino , como particularmente prejudicial . Os rins são vistos no TCM como a origem do Qi, ou energia vital.