casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | hepatite |

Riscos gadolínio em uma ressonância magnética do fígado

Quando o médico solicita um exame de ressonância magnética ( RM) do fígado, geralmente ele também solicita "contraste ", que significa a injeção de certos agentes químicos que vão melhorar a imagem criada pelo procedimento . Vários desses agentes contêm gadolínio , um elemento de terras raras tóxico que é processado temporariamente seguro para uso por meio de quelação ( ligação com ingredientes seguros ) . Agentes de contraste gadolínio são administrados através de injeção. Eles foram aprovados em primeiro lugar para uso pela Food and Drug Administration em 1988. A partir de 2009 , há cinco agentes de contraste à base de gadolínio aprovados para uso , os quais carregam alguns riscos de segurança para determinados pacientes.
ressonância magnética são realizados para o diagnóstico de condições e doenças.
FDA Warning

Em 2007, a Food and Drug Administration recomendou que os fabricantes de agentes de contraste à base de gadolínio adicionar um aviso de risco para a sua embalagem. A declaração deve incluir a informação de que o uso do agente causa um risco de NSF , " fibrose sistêmica nefrogênica " ou " dermopatia fibrosante nefrogênica " ( NFD ) . Os primeiros casos foram diagnosticados em 1997.
Fatores de Risco

O corpo elimina gadolínio através dos rins . Por esta razão , o uso de gadolínio em um procedimento de ressonância magnética representa um risco de NSF ou NFD para quem já está a fazer diálise para o tratamento da doença renal por aqueles já submetidos a transplantes de fígado ou que sofrem de doença hepática crônica.


sintomas

Sinais e sintomas de NSF incluem inchaço nas pernas , abdômen e extremidades ; uma sensação de queimação ou coceira ; amarelecimento dos olhos ; descoloração e espessamento ou endurecimento da pele ; e /ou dor nas articulações, quadris e costelas. Os sintomas podem começar a aparecer em qualquer lugar a partir de vários dias a vários meses após o procedimento. Eles podem resultar em limitado, movimento doloroso , bem como fraqueza muscular e cicatrização dos órgãos internos do corpo.
Prevalência

Houve mais de 200 casos de NSF ou DFN atribuído à utilização de gadolínio ao longo dos últimos dez anos. Nalguns casos pode não ter sido correctamente diagnosticado . O risco de contrair essas doenças em pessoas com problemas renais ou hepáticos e submetidos a uma ressonância magnética com contraste de gadolínio são cerca de 4 100. A doença pode resultar em deficiência e /ou a morte permanente.
Triagem

Pacientes submetidos a uma ressonância magnética com contraste devem ser rastreados para problemas nos rins ou fígado antes do procedimento. Técnicos de ressonância magnética não deve exceder a dose recomendada do agente de contraste , e garantir que ele tenha sido completamente eliminado do corpo antes de ser usado novamente.
Contencioso

Em maio 2010, no caso de Bullock v GE será ouvido no tribunal distrital federal em Cleveland. Este é um processo de ação coletiva multi- distrito sobre o tema da responsabilidade do produto para os agentes de contraste para IRM à base de gadolínio . Houve muitas outras ações cíveis movidas contra os fabricantes que supostamente distribuídos esses agentes sabendo dos riscos de saúde .