casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Genéticas |

Quais são as funções de P53

? P53 também é conhecido como Proteína 53 ou Tumor Protein 53. É um gene humano que aparece no cromossoma 17 e é utilizada para tratar cancros humanos . É chamada p53 , porque a sua massa molecular é a dilatação 53 quilo de proteínas celulares . Ele também é chamado de " guardião do genoma " por causa de sua capacidade de prevenir a mutação do genoma .
História

P53 foi descoberto em 1979 por Arnold Levine , da Universidade de Princeton, David Lane , da Universidade de Dundee e William velha de Sloane -Kettering Memorial Hospital. Pensava-se que, dentro do corpo de p53 era o alvo do vírus SV40 , o qual induz tumores , mas por 1989, a sua capacidade de suprimir tumores foi revelado . Em 1993, a revista Science votou p53 o " Molécula do Ano" .
Mecanismos

P53 desempenha um papel importante no ciclo celular e apoptose , ou morte celular . P53 defeituosa permite que as células anormais para se multiplicar e é encontrado em 50 por cento dos cancros humanos . Em uma situação normal os níveis de p53 são baixos. Dano celular e outros sinais de stress p53 causar níveis de aumentar . O aumento da p53 tem três funções . Ele pára o crescimento , (por isso pára a replicação de células danificadas ) , ativa proteínas que reparam DNA danificado ; . Ou mata as células danificadas
papel na doença

Em uma pessoa saudável , a p53 é continuamente produzido e degradado na célula e tem uma capacidade de continuar a suprimir tumores . Quando o p53 é danificado , a sua capacidade de suprimir tumores é reduzida . Produtos químicos , radiação e vírus podem danificar p53 e p53 , por vezes, é inexistente. Uma doença genética , chamada de doença de Li-Fraumeni ocorre quando indivíduos herdam apenas 1 cópia funcionamento do gene p53. Esta condição faz com que os tumores a aparecer na idade adulta adiantada .
Uso Terapêutico

Injetando p53 em células deficientes p53 tem sido mostrado para matar células cancerosas. Em 50 por cento dos cancros humanos que são causados ​​por p53 defeituosa , restaurando sua função própria é um passo importante na cura do câncer. Um tratamento de câncer que ainda está sendo pesquisado utiliza adenovírus . Este vírus segrega proteínas em células hospedeiras que depois obriga a se replicar. Quando as células se reproduzem , o mesmo acontece com o ADN viral . No entanto , o adenovírus pode ser modificado para incluir p53 e , quando estas células modificadas devem replicar lisar ( ou desintegrar-se ) as células cancerosas . Até à data, esta terapia só funciona em conjunto com a quimioterapia.